terça-feira, 24 de abril de 2018

Revista Brigantia apresenta novas facetas desconhecidas do Abade de Baçal

A nova edição da revista cultural Brigantia foi lançada, no passado domingo e é dedicada aos 100 anos do museu Abade Baçal e aos 150 anos do nascimento do historiador e arqueólogo de Baçal no concelho de Bragança. 
A revista Brigantia apresenta facetas desconhecidas do Abade Baçal, como refere Ana Maria Afonso, directora da revista e do Museu.

“A temática da revista é dedicada ao Abade de Baçal no âmbito dos 150 anos do seu nascimento e dos 100 anos do museu. Esta revista teve uma colaboração diversificada e com uma abordagem nova e que nos permitem dar a conhecer facetas um tanto ou quanto desconhecidas do Abade de Baçal. Temos também uma segunda parte de epistolografia do Abade de extrema relevância cultural, com cartas inéditas. Começa uma edição que será longa, com a publicação de 5000 cartas que vamos editar.” referiu Ana Maria Afonso.

Telmo Verdelho, do conselho científico da publicação vê esta revista como a memória mais rica que Bragança já viu.

“Certamente que a revista é um dos monumentos mais ricos que Bragança produziu. As revistas, cada uma tem o seu valor muito desigual, entre os vários textos. Não vão ser encontradas obras-primas, mas o conjunto das revistas ocupam um espaço numa estante numa biblioteca que ocupa um espaço ainda maior do que as memórias, do que a bibliografia do distrito de Bragança e portanto está ali um repositório informativo que necessita de ser trazido à memória activa” destacou Telmo Verdelho.

Artur Nunes, presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, entidade detentora da revista, destaca a importância deste lançamento no contexto cultural do distrito de Bragança.

“A CIM agarra aqui uma possibilidade cultural no lançamento e na publicação desta revista. Fizemos o lançamento e havia muita gente, para um domingo à tarde. Esta é uma revista de âmbito distrital e parece-me de facto bastante importante. As pessoas continuam interessadas na cultura e é um dos pilares importantes nas Terras de Trás-os-Montes. Como eu disse na minha intervenção abre-se aqui uma janela de oportunidades para futuras acções culturais” Artur Nunes.

A revista é bi anual e junta temas como a cultura, a arqueologia, o património, a investigação história e antropológica.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário