quarta-feira, 18 de abril de 2018

Peritos do sector do turismo de oito regiões europeias transfronteiriças avaliam em Miranda aplicação de fundos

Peritos representantes do sector do turismo das oito regiões europeias transfronteiriças estão hoje de visita a Miranda do Douro. A reunião na região de fronteira entre Zamora e Miranda decorre no âmbito do projecto europeu EPICAH, financiado pelo Interrreg, e cujo objectivo final é a integração de projectos turísticos em programas de cooperação no período 2021-2027.
O presidente do Município de Miranda do Douro, Artur Nunes explica que a delegação vem avaliar a aplicação de fundos em projectos transfronteiriços.

“É uma avaliação que a União Europeia está a fazer sobre os projectos transfronteiriços, sobre as boas práticas e escolheram este território de fronteira entre Zamora e Miranda para fazer esta primeira visita, para ver in loco os projectos de êxito aqui e avaliar as dificuldades que temos tido na região”, explicou.

Artur Nunes refere que apesar de o turismo, ser um dos principais motores económicos da Europa, não existe uma política europeia definida nem um a instrumento próprio para financiá-lo. Elementos que as entidades locais vão aproveitar para reivindicar.

“Queremos também transmitir às autoridades europeias que os territórios de fronteira têm um grande potencial ao nível de investimento e vamos aproveitar a possibilidade de reivindicarmos mais investimento para territórios transfronteiriços”, adiantou.

Na visita de hoje, a atenção vai estar virada para boas práticas identificadas em Zamora e Miranda do Douro, como acções de recuperação e valorização do património natural e cultural, através de fundos de cooperação, como elemento de atracção turística, impulsionando a economia e gerando uma mais-valia para o turismo e para o território. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário