quinta-feira, 19 de abril de 2018

Município de Carrazeda de Ansiães define prioridades para regadio

A Câmara de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, informou hoje que espera ter pronto dentro de três meses um estudo com as prioridades para o regadio no concelho, onde a agricultura é o principal motor económico.
O município assinou hoje o contrato com a empresa que vai realizar o estudo dos locais onde poderão ser construídos açudes e uma nova barragem que garantam no futuro água para o desenvolvimento da agricultura.

O presidente da Câmara, João Gonçalves, disse à Lusa que o estudo custará 20 mil euros suportados pelo município e que é o primeiro passo para cumprir um dos objetivos para o concelho transmontano que tinha definido no programa eleitoral com que ganhou as eleições em outubro de 2017.

O autarca social-democrata explicou que se trata de "um estudo preliminar para aquilatar das necessidades mais prementes" de armazenamento de água a pensar no regadio.

O município ribeirinho dos rios Douro e Tua "é tipicamente rural e explora uma grande variedade de recursos agrícolas, onde o vinho, o azeite e a maçã constituem os produtos de maior rentabilidade económica".

O presidente da Câmara lembrou "o incremento, nos últimos anos, dos pomares de maça, com a duplicação da área", que se estendem atualmente por 700 hectares.

O plano que irá ser elaborado é apontado como "o primeiro passo que é necessário dar" para a concretização do novo projeto que "pressupõe a construção de importantes infraestruturas de armazenamento, tais como barragens e açudes, para garantir a existência de suficientes reservas de água nos períodos de escassez".

O autarca ressalvou que esta "é uma das prioridades (municipais) para a agricultura" do concelho, que espera ver potenciada pelo facto de "o regadio ser atualmente uma questão nacional".

O presidente da Câmara disse ter reunido anteriormente com várias entidades ligadas ao setor, desde associações de agricultores a organismos oficiais, para avançar com o processo.

O primeiro passo é o estudo que vai agora ser realizado e que indicará os locais para a construção das infraestruturas de armazenamento de água para o regadio.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário