quinta-feira, 19 de abril de 2018

Estudantes mais novos de Bragança exploram Ensino Superior

"A Física, a Química e as sensações da carne" foi um dos laboratórios visitados pelos estudantes do ensino Básico, Secundário e Profissional que ao logo desta quarta-feira passaram pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no âmbito do Dia Aberto, uma iniciativa que permite aos jovens ficarem a conhecer os meandros de uma instituição de ensino superior.
Há dez anos que o IPB abre as portas das cinco escolas que o integram aos mais jovens e o impacto da iniciativa está comprovado. "Nós fazemos um inquérito aos alunos no ato de matrícula e temos uma percentagem interessante de alunos que participaram no Dia Aberto e que depois vêm estudar para o IPB", referiu Anabela Martins, pró-presidente do IPB, destacando que "o impacto é interessante porque muitos jovens não tinham a noção do que é a instituição e não a escolhiam como prioritária, depois de virem passam a fazê-lo".

Este ano, mais de 300 alunos de vários níveis de ensino aceitaram o convite para conhecer as instalações e ver os trabalhos de investigação em curso. "Pela primeira vez inscreveram-se escolas do ensino básico, mas a iniciativa está aberta a todos, mesmo à sociedade civil, qualquer pessoa se pode inscrever pode vir conhecer a instituição, mesmo que não seja Dia Aberto", referiu Anabela Martins. Mais do que atrair alunos o IPB quer mostrar à sociedade que é uma instituição de portas abertas.

O politécnico tem cerca de 7500 alunos, 25% dos quais são estrangeiros. É muito procurado pelos estudantes do Litoral Norte, mas são sobretudo as escolas transmontanas que aderem ao Dia Aberto.

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário