quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Dizeres e Ditos na Carta Gastronómica de Bragança

Olinda Luzia Branco
A Sr.ª Olinda Luzia Branco86 anos, vive em Bragança. Cedo principiou a ajudar a mãe.
Não havia água no povo, então agarrava numa cantarinha e ia buscá-la. Depois acarretava a água em cântaros de cobre, um na mão e outro no quadril. De Espanha vinham azeite, chocolate e farinha. O peixe, sardinhas e carapaus, trocavam-se por centeio. A vida apesar de pobre era mais alegre.
Consumia-se o que a terra dava: batatas, feijões, grelos, rabas cozidas com ovos no Natal. Na noite de Consoada além das rabas também comiam bacalhau e polvo. O filho num Natal queixou-se de não ter prendas, ela colocou-lhe no sapato um saquinho com figos. Não podia mais. Na Páscoa o folar não podia faltar sobre a mesa, quantos mais ovos das pitas mais amarelo ficava. No dia da festa, grande dia, comiam leitão assado no forno do pão, bolinhos de bacalhau.
A matança era a grande desta, era o dia que se tinha o governo da casa. Um mês antes de se matarem os porcos melhorava a sua alimentação, comiam batatas cozidas, centeio, couve de pena, grão-de-bico, frutos, milho e rabões. Ainda folhas de negrilho ripadas e misturadas com farelos na lavadura. O dente de porco não deixa escapar nada, a carne era bem melhor. A carne salgada depois de limpa punha-se ao lume a secar. A salsa e a hortelã eram os temperos mais usados.
O casamento foi pobre (estavam de luto), comeram galinha frita e umas fatias de pão-de-ló. Como lua-de-mel foram botar remédio contra o bicho da batata.
Aos meninos dava-se papinhas de farinha Maizena com leite. Nos Santos os comeres eram: cordeiro assado e castanhas assadas.
As castanhas serviam para jogar à rebiana e à porca malhada. Porca malhada/orelha rachada/qual é a mão mais chinchada. Pilavam castanhas. Comiam muitas castanhas, punham-nas no caniço para ficarem secas e serem consumidas depois.
Nas malhas comia-se muito mais; carnes, chouriços, queijo, massa e caldo. Nas tabernas não havia de comer, só pão e vinho.

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Foto: É parte integrante da publicação
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário