terça-feira, 24 de abril de 2018

Dia Mundial da Terra comemorado por alunos do Jean Piaget e pelo Geopark “Terras de Cavaleiros”

No dia 22 de abril celebrou-se o Dia Mundial da Terra e o Geopark Terras de Cavaleiros, em parceria com a Escola Profissional Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros não deixaram a data passar em branco.
Ontem, cerca de 20 alunos dos cursos profissionais de animação e de bem-estar realizaram um passeio pelo Geossítio Sedimentos Cenozóicos de Vale da Porca, onde receberam explicações ambientais e procederam à limpeza do lixo do meio envolvente.

Ações promovidas pela UNESCO que pretendem sensibilizar mentalidades para temáticas ambientais, como refere Maria João Rodrigues, Técnica de atividades educativas do Geopark Terras de Cavaleiros.

“Os Geoparques Mundiais desenvolvem atividades em prol do património da Terra, de forma a promover. Nós, como Geoparques somos uma plataforma para desenvolvimento dessas mesmas atividades, nestas questões ambientais e este ano com a temática da poluição plástica, porque cada vez se produz mais lixo. 

Cada Geopark comemora de forma diferente, com diversas atividades, e nós achámos por bem fazer uma ação de sensibilização com estes alunos. Poderíamos ter feito com muitos mais mas optamos por sensibilizar uma só turma da Escola Profissional Jean Piaget e tentar mover estas questões.” 


E os alunos, mostram-se preocupados com o lixo acumulado na natureza, mas confessam que nem sempre agem da melhor forma para com o meio ambiente.

“Estou a gostar da atividade porque é interessante e é sempre bom poder ajudar a natureza. Sou preocupada com estas questões ambientais, embora não faça a separação do lixo em casa, mas sempre que posso ajudo nestas coisas. 
As pessoas cada vez se importam menos, como conseguimos ver por este sítio, cada vez está pior.
Devemos ser sensibilizados desde cedo, acho que quanto mais novos, melhor.
É importante limpar a natureza, por isso isto são atividades importantes. 
As pessoas da nossa idade não são muito preocupadas com estas questões, talvez nos passe um pouco ao lado.” 
O Dia Mundial da Terra a ser assinalado, de forma educativa, em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário