quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Reorganização nas direcções dos centros sociais e paroquiais no distrito de Bragança

A diocese de Bragança criou um comissão de acompanhamento para analisar caso a caso. A diocese tem dois novos projectos: obras no CAT - Centro de Acolhimento Temporário e a criação do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro.
A área social da Diocese de Bragança está a sofrer um processo de reorganização no que diz respeito às direções das instituições. Este processo está a ser analisado por uma comissão de acompanhamento que poderá levar à fusão de alguns centros e instituições. Em declarações prestadas ontem,  D. José Cordeiro explica "temos já neste momento, uma comissão de acompanhamento para esse serviço social, como é o caso de centros sociais paroquiais e as fundações". Pretende-se aprofundar esta reflexão para encontrar uma solução melhor e mais credível. 
D. José Cordeiro, explicou que nalguns casos poderá passar pela extinção e incorporação noutras instituições maiores, como já está a acontecer, processo a decorrer já na incorporação nas Santas Casas da Misericórdia ou na Cáritas diocesana. A diocese colabora, na área social, com 14 Santas Casas da Misericórdia e 50 centros sociais paroquiais, com uma representatividade de 70 %.

Para além desta reorganização, a diocese tem projectos na manga para este ano, como explica Dom José Cordeiro, nomeadamente, obras de requalificação no CAT - Centro de Acolhimento Temporário e a criação do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro. "O CAT é uma necessidade urgente e no que diz respeito ao arquivo, sentimos uma necessidade premente, porque sem a nossa memória histórica e um povo sem memória, é um povo sem identidade, e até sem futuro", refere D. José Cordeiro. A criação do Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro está a ser analisado pelo Portugal 2020 e é um projecto em colaboração com a Câmara municipal de Bragança. 

Escrito por: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário