sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Preço do azeite ainda vai subir mais

O preço do azeite está em alta mas ainda vai subir mais. A garantia foi deixada por Patrícia Falcão, Secretária Geral da Fenazeites, num encontro de cooperativas olivículas, que decorreu sexta-feira em Macedo de Cavaleiros.
“O preço do azeite está muito em alta pois a produção em Espanha não está a ser muito elevada. O preço está alto e com tendência para subir. O preço do azeite, estando alto e sendo o azeite transmontano de excelente qualidade, faz com que a venda do produto seja extremamente fácil”, garantiu.
Atualmente, o preço pago ao produtor ronda os quatro euros por litro (no supermercado supera os dez euros por litro) mas tempos houve em que os olivicultores não ganhavam sequer dois euros por litro de azeite. “Já tivemos estes valores, já tivemos uma quebra enorme de preço, numa altura em que o valor do azeite estava inferior a dois euros. Tiveram de ser criados mecanismos de apoios a nível europeu para a armazenagem, enquanto se espera que o preço suba. Neste momento estamos outra vez num valor alto mas é um mercado que flutua”, alerta.

Maior produção dos últimos 50 anos

Mas 2017 vai mesmo entrar para a história recente da agricultura portuguesa como o ano de maior produção de azeitona registada desde a década de 1960.

AGR
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário