segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Guerras entre D. João I de Portugal e D. João I de Castela

Babe - Pedra de Armas
Vinhais, Bragança, Outeiro, Mogadouro, Alfândega da Fé, Mirandela, Lamas de Orelhão e Monforte, mantêm voz por Castela; Miranda, Moncorvo, Freixo e Vila Flor, pelo Mestre de Avis. — João Afonso Pimentel entrega Bragança. — Castelãos. — Santuário de Azinhoso. — Mancebas mundaneiras. — Alardo da Vilariça. — Marcha à conquista de Castela. — O filho do rei de Inglaterra: sua hospedagem em Castro de Avelãs. — Tratado de Babe. — Miranda é tomada à traição. — Agrochão auxilia Bragança em tempo de suas necessidades. — Besteiros do conto.

Pela morte de D. Fernando, rei de Portugal, sucedida em 1383, pretenderam vários este reino e mais porfiadamente D. João I, rei de Castela, como marido de D. Beatriz, filha do nosso rei e D. João, Mestre de Avis, bastardo do rei D. Pedro, o Justiceiro.
A batalha de Aljubarrota, ganha pelos portugueses em 14 de Agosto de 1385, acabou de consolidar no trono o Mestre de Avis, meses antes aclamado rei, desvanecendo por completo as pretensões do castelhano que, no ano seguinte, apenas tinha por si algumas praças ao norte de Portugal, como: Chaves, Vinhais, Bragança, Outeiro, Mogadouro, Alfândega da Fé, Mirandela, Lamas de Orelhão, Monforte de Rio Livre e Montalegre, devendo notar-se que mesmo no distrito de Bragança, as vilas de Miranda do Douro, Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Flor se declararam pelo Mestre de Avis logo desde o princípio.
Neste número devemos também incluir a vila de Ansiães que, por doação de el-rei D. Fernando, de 13 de Março da era de 1410 (ano de Cristo 1372), a tinha João Rodrigues Portocarreiro; mas, seguindo este o partido de Castela, os ancianenses lançaram fora o seu fronteiro e resistiram corajosamente ao próprio João Rodrigues que os veio sitiar sem os poder tomar, apesar dos muitos roubos, incêndios e morticínios que praticou. Em represália foram os de Ansiães sobre Vilarinho da Castanheira, «onde jaziam homens darmas e de pee do dito Joham Rodriguez pera o defender. E que os combaterom e entrarom per força e que os tomarom e que delles prenderom e matarom».
Como recompensa, por sua carta de 12 de Junho da era de 1422 (ano de Cristo 1384), fez D. João I a Ansiães doação da vila de Vilarinho da Castanheira (fl. 15 v., do Livro I de João I).
Dispostas, pois, as coisas no resto do reino, veio D. João, juntamente com o condestável Nuno Álvares Pereira, ao norte, em 1386, pôr sítio a Chaves, que ofereceu longa e tenaz resistência, sendo enfim tomada na primavera desse ano.
«Compostas as coisas de Chaves, diz Teixeira, partiu logo o condestável a Castelãos (no concelho de Macedo de Cavaleiros), onde o esperava Martim Gonçalves de Carvalho, seu tio, com a gente em ordenança, e marcharam contra Bragança, governada na devoção de Castela por João Afonso Pimentel. Tocou-se dentro a rebate, cobriu-se o muro de soldados, acudiu o povo tumultuário. O condestável enviou a dizer ao governador que vinha visitá-lo e não a pelejar. Com este aviso cessou não só a perturbação e estrondo dos instrumentos marciais, senão que João Afonso Pimentel (alcaide-mor, senhor de Bragança, marido de D. Joana, irmã bastarda da rainha D. Leonor e tio da rainha D. Beatriz, mulher de el-rei de Castela) (188), querendo satisfazer a cortesia do condestável com igual urbanidade, mandou abrir as portas e, saindo a recebê-lo nos braços, lhe ofereceu para quartel a sua casa, agasalho a que se escusou por lho defenderem as instruções e o cargo.
Depois de falarem no campo largo espaço, entrou o condestável a persuadir a João Afonso Pimentel que mudasse de opinião, porque os homens os fazia maiores que o esforço, o deixarem-se vencer da razão; que todas as coisas tinham seu termo, que esta que defendia, brioso ou obstinado, chegara aos últimos limites, donde já não podia passar sem culpa; que as empresas se deviam seguir enquanto deixavam à esperança algum lugar de conseguir-se, mas quando as dificuldades as iam mostrando impossíveis, crescendo cada dia sem tornar-se decrépitas, não se livrava o valor de temeridade, e a constância de porfia».
O Pimentel ainda apresentou algumas razões que eram, afinal, um pretexto plausível para entregar a praça, senão com honra ao menos com inculcas de fazer valer o sacrifício, pois, poucos dias adiante, em 9 de Maio de 1386, fez menagem dela ao rei de Portugal.
Oliveira Martins afirma que foram inúteis as seduções para render o alcaide de Bragança. Oxalá que assim fosse, mas a este escritor falta-lhe em erudição o que lhe sobeja em viveza e elegância de estilo, e sobre o caso diz Teixeira: «achamos em algumas memórias, que o Pimentel se deixara ultimamente persuadir das razões do condestável; porque passados poucos dias, rendida a praça, arvorou bandeira com as Quinas de Portugal. Dos juízos de fora uns o avaliaram temor, alguns cobiça e outros necessidade».
Seja o que for, aqui o patriotismo briga com a dignidade de um governador que entrega a praça que jurara defender, sem ao menos queimar em sua honra um trom!
Demais, a vilania praticada por essa ocasião, alienando-lhe todas as simpatias, mostra o carácter baixo que o informava, em briga com o sentimento da generosidade peculiar aos valentes.
Ouçamos Fernão Lopes: «Entretanto, João Afonso Pimentel vendo como Chaves tivera de se entregar, que o rei de Castela o não socorria, que pouco a pouco todos os lugares iam tomando voz por Portugal resolveu entregar-se e como se chegava o mês de Julho do ano de 1386 e que muitos mercadores e almocreves castelãos iam com suas mercadorias para a feira de Santiago de Galiza e por estar Bragança por Castela passavam por aqui francamente ele os hospedou e recebeu mui bem e quando voltaram com mais dinheiro do que levaram usou modo de os prender a todos, tomou-lhes as bestas e o que levavam retendo por prisioneiros aqueles que quiz e alçou voz por Portugal e veio-se para el-rei o qual não houve por bem aquilo que fizera».
De Bragança partiu o condestável indo com sua gente em romaria ao lugar do Azinhoso, célebre pela devota imagem da Virgem ali venerada «em que havia devoção e depois de ouvir missa, ofereceu-lhe um firmal que apodavam a gran preço».
Deixados, pois, pendentes das paredes deste santuário os troféus tomados aos castelhanos, quis no dia seguinte o condestável expulsar do seu exército as mancebas mundaneiras que o acompanhavam. Mas aqui ardeu Tróia! A soldadesca desenfreada amotinou-se gritando acesa... em ira que o exército se não podia conservar sem aquela... tropa!
O próprio condestável declarou depois que nenhum perigo ou batalha receara tanto, nem tivera inimigos que mais lhe custassem a vencer; mas, com a sua astúcia e prestígio, sempre conseguiu sair-se bem da arriscada empresa, logrando a expulsão desejada.
Do Azinhoso, continua Teixeira, partiram as tropas em dois corpos distintos. Foi o condestável, com a sua gente, demandar a Torre de Moncorvo, onde foram recebidos com delirante entusiasmo, por aqueles povos se verem livres das devastações dos castelhanos, que, senhores das praças de Chaves e Bragança, onde acoitavam os roubos, assolavam aquela região, obrigando frequentemente seus moradores a passarem da enchada ou fouce à espada, lança e chuço, quando não era a clássica roçadoura ou bordão de carvalho.
No dia seguinte marcharam para o vale da Vilariça ou Valariça, como escreve Fernão Lopes, onde el-rei veio reunir-se, o que deve ter tido lugar pelos 15 de Maio de l386, pois desse dia e lugar data a carta de privilégios concedidos por D. João I ao Azinhoso, que «visitou a muitas povoações abertas daquela raia em que não encontrou mais que nas ruínas incentivos a lástima e a vinganças; consolou os moradores que se carpiam das perdas dos bens e do descanso, porque os castelhanos talando os campos, discorriam até às portas de Vila Real e Murça com absoluto domínio, por povoações abertas aonde os míseros moradores entregavam as fazendas a troco das vidas».
É certo, porém, relativamente ao respeito da propriedade, que ainda nessa ocasião o fértil vale experimentou grandes devastações nos pães e semeados, mesmo pela nossa soldadesca, a despeito das expressas determinações régias.
Foi nos planos da Vilariça que teve lugar a famosa revista ou «alardo de todas as gentes que aí eram e este foi o mais formoso alardo que até ali em Portugal fôra visto. Eram 4.500 lanças e eram aí também muitos homens de pé e muita bestaria».
Entretanto, o nosso rei, para divertir as forças de Castela, tinha procurado interessar João de Gand, duque de Lencastre, filho de Duarte III, rei de Inglaterra, animando-lhe as pretensões que tinha ao reino de Castela por parte de sua mulher em segundas núpcias, D. Constança, filha de Pedro, o Cruel, assassinado por seu meio irmão D. Henrique, como já dissemos.
D. João ofereceu auxílio ao inglês, que aceitou e veio desembarcar com tropas no porto da Corunha, na Galiza. Entrevistaram-se os dois em Ponte de Mouro, perto de Melgaço, onde estipularam as condições da aliança e também o casamento do nosso rei com D. Filipa, filha do Lencastre, que logo se celebrou na cidade do Porto, partindo entretanto o inglês, na direcção de Bragança, onde chegou em vinte dias de jornada, por meados de Março de 1387, hospedando-se no mosteiro de Castro de Avelãs.
Neste rico convento beneditino, situado a menos de légua de Bragança, esperou o duque de Lencastre a chegada de D. João e do seu exército; mas o nosso rei parece que se demorou mais do que convinha e o inglês já não estava contente, mesmo porque as moléstias e a campanha da Galiza lhe tinham dizimado fortemente o seu exército.
Afinal, o recém-casado sempre chegou. Têm graça as recriminações que o duque lhe fez e Fernão Lopes nos conta em estilo assaz realista.
Passaram juntos o Sabor na direcção de Babe, aldeia do concelho e a dez quilómetros de Bragança, que desde então ficou célebre pelo tratado aí celebrado, em 26 de Março de 1387, entre o nosso rei e o duque, conhecido pelo nome de Tratado de Babe, no qual este desistiu de todos os direitos que pudesse vir a ter à Coroa portuguesa.
Devia ser muito para ver a imponência de tanta gente então reunida na Lombada, nas povoações de Babe, onde D. João estava hospedado, e noutra aldeia, a meia légua distante, o inglês e seus vinte mil homens, segundo Vila Franca, na sua obra Aliança Ingleza, quer fossem mesmo muito menos, como aponta Oliveira Martins, junto aos nove mil portugueses.
O inglês marchava com toda a comodidade, servido por perto de mil criados em banquetes opíparos, deslumbrantes de ricas baixelas e custosas tapeçarias, que nada faziam sentir a opulência dos palácios reais.
Com ele vinham: sua mulher e filhas D. Filipa, depois rainha de Portugal, D. Isabel, casada com João de Holanda, condestável, irmão do rei de Inglaterra, D. Catarina, depois rainha de Castela, e D. Joana, filha natural, seguidas por muitas donas e donzelas, entre as quais a célebre governante Katrina Rovet.
Pelo lado de Portugal sobressaíam, além do rei, o condestável D. Nuno Álvares Pereira e o célebre arcebispo de Braga, D. Lourenço, que tanto se assinalou em Aljubarrota, distribuindo catanadas, constituindo ambos os dois olhos do monarca, como este muitas vezes dizia.
Na véspera de se celebrar o tratado de Babe, assim dito da aldeia onde teve lugar, o exército aliado transpôs a fronteira portuguesa, entrando na Espanha por Alcanices. Mas, afinal, esta campanha não deu resultado algum. O inglês conseguiu apenas entregar as filhas uma, como já vimos, ao nosso rei, e outra, D. Catarina, ao rei de Castela, e assim acabou esta guerra, como as comédias, em casamento.
Porquanto a 29 de Novembro de 1389 celebraram-se, entre D. João I de Portugal e D. João I de Castela, as pazes de Monção, por meio das quais se suspenderam as hostilidades durante três anos, restituindo-se reciprocamente as praças que retinham, ficando neutralizadas Miranda do Douro e Sabugal, nas mãos do Prior do Hospital. Findos os três anos foram renovadas por mais onze, mas Miranda e Sabugal voltaram à coroa portuguesa.
Entretanto, morria D. João I, rei de Castela, e os espanhóis, que não se resignavam a perder assim Portugal, logo que seu filho D. Henrique chegou à maioridade, não querendo estar pelas pazes ajustadas, renovaram a guerra: invadiram Trás-os-Montes, tomando Bragança, Vinhais e Mogadouro em Dezembro de 1397, e, em 4 de Maio de 1398, tomando
o nosso rei a ofensiva, entrou pela Galiza.
Pela carta do rei de Castela, de 17 de Maio de 1398, em que é feito conde de Benavente João Afonso Pimentel, alcaide de Bragança, que daremos ao tratar da sua biografia, vê-se que esta cidade e Vinhais caíram em poder dos castelhanos, não pela força das armas, mas por nova traição do seu alcaide, que mal pode acobertar-se com o pretexto de el-rei não fazer inteira justiça no alcaide-mor de Évora, assassino da própria esposa, filha de João Afonso Pimentel.
Também, segundo as cláusulas da paz de Segovia, como adiante apontamos, celebrada em 1400, Bragança e Vinhais deviam voltar para Portugal, mas pela carta régia de 16 de Março de 1403 essa transmissão não se efectuou logo, e só neste ano teria lugar.
Em Maio de 1400 o Mestre de Alcântara sitia Miranda do Douro e toma-a. Segundo Vilas Boas, o alcaide de Miranda, Rui Lourenço de Távora, confiando demasiado numa carta suposta do rei D. João I, na qual lhe dizia que o não podia socorrer, entregou ingenuamente a praça, do que teve tanto sentimento, quando depois soube do engano, que se meteu frade franciscano.
Por último, uns e outros, cansados duma guerra que não dava vantagens decisivas a qualquer dos litigantes, assinam a 1 de Junho de 1400 a paz de Segovia por dez anos.
Segundo este tratado, Portugal restituía à Espanha as praças de Badajoz, Tuy, Salvaterra e San Martin, que lhe havia tomado, e recebia em compensação Bragança, Vinhais, Miranda do Douro, Castelo da Piconha, Penamacor, Penha Garcia, Segura e Noudar.
Finalmente, em 31 de Outubro de 1411 foi celebrado definitivamente o tratado de aliança e paz entre as duas nações em Medina del Campo.
Há no foral dado a Bragança por el-rei D. Manuel, em 11 de Novembro de 1514, uma cláusula que supomos deverá referir-se a lutas que porventura precederam esta queda, atrás referida, da nossa cidade em poder dos castelhanos. Toda a terra de Bragança era obrigada ao pagamento do foro de dois mil maravedis, apenas «sam escusos, diz o foral, e isentos de ho non pagar os moradores do lugar dagro chão posto que tenham beens em lugar pera ho deverem de pagar, por privillegio antiguo posse e consentimento da dita cidade e termo por serviço que em tempo de suas necesidades lhe fez».
É curiosa a seguinte nota que dá Caetano de Sousa sobre o modo como os besteiros do conto, que deixaram o seu nome à povoação da Paradinha dos Besteiros, anexa de Morais, no concelho de Macedo de Cavaleiros, estavam distribuídos pelo nosso distrito e bispado no tempo em que vamos, e muito especialmente porque sendo tirados dos grémios fabris ou industriais algumas notícias fornecem concernentes à actividade manufactureira da nossa região.

Eis, segundo essa nota, os besteiros do conto que havia no nosso bispado e lugares onde residiam em tempo de D. João I:
Em Monforte de Rio Livre.................... X
Em Lamas de Orelhão ........................ II
Em Mirandela .......................................VII
No julgado de Brevio (?) .......................II
No julgado de Sesulfe ...........................II
Em terra de Lomba ...............................IV
No julgado de Castelo Vinhais............. XXV
Em Bragança ....................................... XXX
Em Vimioso ...........................................IV
No julgado de Bem Posto ..................... II
Em Freixo de Espada à Cinta ............... X
Em Castelo de Mós ................................II
Na Torre de Moncorvo ......................... XX
No julgado de Chavri (?) ...................... I
No julgado de Mogadouro ................... XXV
No julgado de Alfândega.......................X
Em Vila Flor ..........................................XX
No julgado de Vilarinho ....................... XX
No julgado de Freixiel ...........................II
Em Vilas (?) DC (sic) deve haver engano.
No julgado de Ansiães ........................... XXV




Memórias Arqueológico-Históricas
do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário