terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Freixo de Espada à Cinta quer mais gente a trabalhar a seda

Está já a funcionar o curso de Formação Profissional de Tecelão e Tecedeira em Freixo de Espada à Cinta.
As terras de Freixo são a capital da seda e por isso o município quer que mais freixenistas estejam familiarizados com a arte de a trabalhar.
“ Uma vez que temos a seda artesanal em Freixo, convém que tenhamos pessoas que possam continuar a trabalhá-la por que neste momento não temos muita gente que o faça e algumas das pessoas que trabalham já são idosas. O objectivo é que do curso algumas pessoas fiquem a trabalhar na seda”, explicou a autarca Maria do Céu Quintas.
O curso do IEFP tem a duração de 9 meses e é frequentado por 23 pessoas, na maioria jovens, o que na opinião da presidente da câmara significa que os jovens “não querem deixar esta arte morrer.”
Outro objectivo deste curso é “poder proporcionar a criação de emprego nesta área, pelo menos para algumas pessoas isto pode vir a ser uma fonte de rendimento.”
Mais uma iniciativa para promover o ouro de Freixo de Espada à Cinta que é já uma imagem de marca, já que é o único território peninsular onde, ainda, se trabalha a seda de forma 100% artesanal.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário