terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Festival do Butelo e das Casulas com muitas novidades este ano

É um dos paladares tradicionais de inverno nesta região. O butelo e as casulas são o prato de eleição nas casas transmontanas por altura do Carnaval e são também os reis de um festival organizado em Bragança e que vai já na 5ª edição.
Para este ano além da venda fumeiro, artesanato e outros produtos da terra, que já é habitual, há novidades no programa. As alterações foram pensadas “para abranger mais públicos”, como esclarece o presidente da câmara Hernâni Dias.
Um dos grandes destaques apontados pela organização é a preparação de actividades lúdicas para as crianças, dinamizadas pelo Centro de Ciência Viva, de forma a promover mais o ambiente familiar na feira e a chamar as crianças para um programa em família com os pais, estando assim solucionada uma lacuna identificada nas edições anteriores da falta de atractividade para os mais novos.
O encontro nacional de confrarias foi apontado como o momento alto desta edição. “O ponto alto será sempre aquele que permite a exposição e venda de produtos. Mas destaco o Encontro Nacional de Confrarias, do ponto de vista gastronómico e de promoção do próprio prato”, disse o presidente da câmara, Hernâni Dias.
A organização acrescenta ainda que as vendas de butelo e casulas “aumentaram exponencialmente” tanto na região como fora dela desde a criação do festival.
Outra das várias novidades destacadas é a demonstração da produção artesanal de butelo e a confecção juntamente com as casulas em pote de ferro.
Este ano o preço das casulas ronda os 12 euros por quilo e do butelo os 15 euros por quilo. O Festival do Butelo e das Casulas decorre nos dias 2,3 e 4 de Fevereiro na Praça Camões a par do Festival Gastronómico, que vai de 2 a 13 de Fevereiro, em 27 restaurantes da cidade. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário