sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Está a ser projetada uma Central de Camionagem para construir em Macedo

A Câmara de Macedo de Cavaleiros quer construir uma Central de Camionagem na cidade.
Uma estrutura com maiores dimensões e espaço do que o atual edifício de apoio à Paragem dos Autocarros, obra esta feita pelo anterior executivo e que tem servido os viajantes desde o passado verão.

Projeta-se agora uma nova estrutura com o objetivo de suprir melhor as necessidades da população, avança Pedro Mascarenhas, vice-presidente do Município.

“Uma Central de Camionagem adequada às necessidades e com a dimensão ideal para aquilo que Macedo precisa. O local está escolhido e agora iremos iniciar o projeto e o contacto com os proprietários para tentarmos adquirir os terrenos. Há essa vontade mas até lá chegarmos há um caminho a percorrer e nós iniciámos já esse percurso.

Será uma estrutura situada no centro da cidade, pois quem usa transportes públicos por norma não tem viatura própria, os autocarros que fazem os transportes regionais dentro do concelho param na cidade e as pessoas que vêm das aldeias vão à feira. Também ficará mais perto do hospital e do centro. Acho que serve muito melhor a população e tem espaço para os autocarros pararem e os carros estacionarem, com o apoio do parque de estacionamento.” 

O local já está escolhido e pensado para o centro da cidade, no terreno de um olival contíguo ao Parque de Estacionamento situado na Rua Pereira Charula.

Um espaço mais funcional do que o atual, considera ainda o vice-presidente.

“Este executivo entende que a localização onde está atualmente não é correta nem funcional. No entanto, já foi feito aquele edifício e para já continuará a funcionar ali, mas é nossa intenção, e como dissemos em campanha, tudo faríamos para que fosse construída uma central de camionagem num outro local. Ao fundo desse parque de estacionamento há um olival, aliás, o referido parque fará parte desse complexo e terá uma ligação através da Rotunda Capital do Mel.” 

Um projeto que vai ser candidatado no âmbito do PEDU talvez ainda este ano, com execução para 2019.

Outro dos projetos a candidatar em breve no mesmo âmbito são as obras de requalificação do Bairro São Francisco. Uma ideia que vem já do anterior executivo mas que, afinal, vai ter um investimento maior.

“No bairro de São Francisco vai ser candidatada a recuperação de todo o edificado, assim como a reabilitação da parte urbanística: passeios, arruamento. Estamos também à espera que seja levada a alteração da PEDU que nesse caso teve de ser mudado pois veio a verificar-se que a obra era mais cara do que aquilo que se previa, houve um aumento de cerca de 500 mil euros. Apesar desse aumento nós consideramos que era uma obra indispensável para a cidade e para as pessoas que ali habitam. Tivemos que retirar verba de outros projetos para reforçar aquele pois foi feita uma avaliação e chegou-se à conclusão que era uma obra que valia a pena. Como tal, pensamos que não se deveria apostar tanto noutros projetos e apostar mais naquele, e é isso que vamos fazer. Brevemente será candidatado e vamos ver quando se poderá começar com a obra.” 

Declarações à margem da primeira reunião de Câmara aberta de 2018 que aconteceu ontem em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário