segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Árbitro internacional realça número de candidatos a juízes de basquetebol da A.B.Bragança

O curso de árbitros e oficiais de mesa da Associação de Basquetebol de Bragança começou na sexta-feira e são 20 os candidatos.
Nuno Monteiro, árbitro internacional de basquetebol, é o formador e mostra-se surpreendido com o número de participantes se comparado com outras realidades.
“A título de exemplo a Associação de Basquetebol do Porto, que é a maior do país, promoveu, no passado mês de Novembro, um curso de novos árbitros e teve 22 participantes. Proporcionalmente este número de Bragança é fantástico”.
Nuno Monteiro é árbitro há 28 anos e defende que para ser um bom profissional da arbitragem tem que se ter bom senso e imparcialidade.
“Um bom árbitro tem que ser honesto, neutro e profissional. É importante que as equipas percebam que o árbitro está lá para tomar as decisões, sejam boas ou não para a equipa de arbitragem. Sempre com o livro de regras numa mão e o bom senso na outra”.
A escolha de Nuno Monteiro para dar formação aos futuros árbitros e oficiais de mesa de basquetebol é no entender de Helena Gonçalves a aposta na qualidade.
“Esta formação foi ao mais alto nível em termos de qualidade. Além do formador Nuno Monteiro temos ainda o José Oliveira, representante do conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol. Para nós são uma mais valia”.
Para a presidente da Associação de Basquetebol de Bragança este curso reveste-se de especial importância já que no distrito há apenas cinco árbitros e nove oficias de mesa.
Os 20 candidatos a juízes de basquetebol, na maioria estudantes do IPB, iniciaram na sexta-feira a primeira fase da formação. As próximas etapas ainda não têm data marcada, mas o curso vai terminar no próximo mês de Junho.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário