quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Queima do Mascareto no castelo e construção de máscara humana em destaque na VIII Bienal da Máscara

A VIII Bienal da Máscara – Mascararte, que começa amanhã e decorre até 5 de Dezembro em Bragança, vai ter como convidados de honra os mascarados de León, Espanha.
Tendo como temática “Entrudos e Mascarados Leoneses”, o evento vai contar com a participação de Caretos do Nordeste Transmontano e ainda nove grupos de mascarados de León que vão desfilar pelas ruas da cidade.

A construção de uma Máscara Humana e a Queima do Mascareto gigante no castelo, este sábado, são duas das novidades desta edição, com destaca o presidente do município de Bragança Hernâni Dias.

“A máscara humana que vai ser construída com as pessoas, no sentido de na Praça Cavaleiro de Ferreira haver uma iniciativa que há-de marcar esta oitava edição da Bienal da Máscara e envolver a comunidade. E está a ser criada toda uma envolvência, uma decoração naquele espaço para que também por essa via possamos valorizar o evento. Fazia-se a queima na praça Cavaleiro de Ferreira, mas o castelo tem outras condições, por isso quisemos mudar para o castelo, criar uma envolvência e uma dinâmica diferente”, salientou o presidente do município”, explicou.

Hernâni Dias defende que a Bienal da Máscara tem dado “um contributo muito positivo para a preservação da identidade da região e da cultura tradicional.

O programa da Bienal da Máscara inclui ainda outras actividades como exposições, incluindo uma com trabalhos de alunos de escolas e utentes de IPSS do concelho, conferências, oficinas criativas e de leitura destinadas a toda a família, momentos musicais e de dança, lançamento de livros e do catálogo da Mascararte 2015. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário