quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Município de Bragança pede apoio ao governo para produtores de castanha perante perdas de 50 %

A crise no sector da castanha continua a preocupar as entidades do sector. No concelho de Bragança, estima-se que metade da produção se tenha perdido e que os prejuízos se situem nos 15 milhões de euros. O município de Bragança pediu por isso esta semana apoios ao governo para ajudar os produtores do concelho.
Depois do Agrupamento de Produtores de Castanha do Transbaceiro e do presidente da câmara de Vinhais, agora também a câmara municipal de Bragança vem reclamar apoios para os produtores de castanha da região.

Em comunicado a câmara explica que quer que o Ministério da Agricultura, aprove imediatamente “medidas para compensar os produtores de castanha, e fala mesmo em apoio financeiro, num ano em que a produção caiu mais de 50 %.

Isto surge porque apesar da diminuição da produção, não houve valorização do fruto e o preço caiu mais de 40%, devido à fraca qualidade. Só no concelho de Bragança os prejuízos foram na ordem dos 15 milhões de euros, sendo este o pior ano de sempre no sector.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera o verão foi o mais quente e seco desde que há registos. A contrariar a normalidade também, o mês de Outubro foi o mais quente dos últimos 87 anos.

A seca extrema em que o território ainda se encontra no final do mês de Novembro, é suficientes para afectar a produção. Tudo isto, são problemas que podem rapidamente colocar em causa a eficiência produtiva dos próximos anos, mesmo que a chuva regresse.

Num ano negro na produção, devido à seca, esta é mais uma força a pedir apoio para o sector que move a exportações agrícolas da região, com um contributo anual de 100 milhões de euros, que significam 25 mil toneladas anuais, cerca de 1/3 da produção nacional, divididas entre os concelhos de Vinhais e Bragança. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário