terça-feira, 28 de novembro de 2017

Bandas Filarmónicas do concelho levam música aos macedenses

Casa cheia numa noite dedicada às Bandas Filarmónicas do Concelho, a Associação Filarmónica do Brinço e a Banda 25 de Março de Lamas.
Foi desta forma que o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros abriu portas no sábado a uma noite de música que de ano para ano conta com mais participantes.

A Banda do Brinço foi a primeira a pisar o palco para um público que, Pedro Afonso, o Maestro, considera como cada vez mais impressionante e realça o facto das pessoas gostarem cada vez mais deste tipo de música.

“Sentir o apoio de toda a gente é sempre muito bom mas este ano foi um apoio enorme, emocionante, o final do concerto foi super emocionante para mim porque é a terceira vez que dirijo esta banda neste concerto e é muito emocionante para mim também dirigir uma banda da qual faço parte e uma família da qual faço parte há 12 anos. Acho que cada vez mais também por causa dos músicos e de nós, os maestros, que estamos a trabalhar para conseguirmos a atenção cada vez mais do público. As pessoas estão a gostar cada vez mais de voltar às raízes e ver a banda é uma coisa boa para eles e isso é muito interessante e acho que é o nosso papel também em desenvolver esse aspeto.” 

À Banda do Brinço seguiu-se a Banda 25 de Março. Leonel Pereira, o Maestro, que há 11 anos dirige a banda neste concerto refere a evolução que tem tido este espetáculo de ano para ano, não deixando de mencionar que os jovens gostam e aderem cada vez mais às bandas filarmónicas.

“Realmente há uma evolução muito grande em nível de público, de palco, de palmas, de toda a envolvência que concerne este concerto. De facto para nós é muito bom, mesmo muito bom. Mais uma vez uma noite com uma casa cheia que é fantástico para nós ver que há tanta aderência aos nossos concertos. É para isso que nós trabalhamos e de facto digamos que é uma moeda de troca ver uma casa cheia com faixas etárias diversas. Este tipo de música a nível de bandas filarmónicas ao contrário do que muita gente pensa temos tido aderência de muitos jovens que no nosso meio chamamos de aprendizes e são cada vez mais. Portanto realmente esta música é para todos.”

Do lado do Município, Elsa Escobar, Vereadora da Cultura, sublinha a importância deste tipo de espetáculos que atrai muitos Macedenses e deixa saber que são iniciativas para continuar a apostar no futuro.

“Também o facto das bandas serem constituídas por muita gente jovem faz com que os pais, os irmãos, os amigos venham e isso é sempre ótimo porque depois também motiva a que haja mais gente a ter vontade de participar. Exatamente, sobretudo porque são as duas bandas do concelho e foi uma oportunidade excelente de os ouvir novamente e foi muito gratificante ver a sala tão cheia. 
Continuar a apostar no futuro deste tipo de iniciativas na cultura? Sem dúvida, naquilo que depender de mim terão todo o meu apoio sempre.”


Pasodoble para recordar, peças a solo, medleys de disco e até de Tony Carreira, foram algumas das peças que fizeram parte num todo desta noite cheia de espetáculo, aplausos e muito talento na cidade de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário