quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Ajam começa digressão com nova peça de teatro

A Associação de Jovens Artistas Macedense estreou a peça de teatro “8 dias”.
Uma trama que junta comédia e lições de vida, e que, dessa forma, encerrou o Festival de Teatro da INATEL onde estavam inseridos.

Um festival que juntou oito grupos de teatro amador transmontanos que durante os últimos meses subiram ao palco de diferentes localidades onde a promoção da cultura foi o objetivo, como refere Augusta Machado, da organização da INATEL.

“O objetivo é fazer este intercâmbio cultural de teatro amador e apoiar os grupos que trabalham por carolice mas não deixam de ter boas peças, peças lindíssimas e gostam quando a ensaiam de as levar a várias localidades e o INATEL tentou de alguma maneira que 8 grupos em dois meses levassem as suas peças. Ajudou, apoiou com muito pouco mas os grupos acabam por aceitar porque muitas vezes não é o dinheiro que os move.”
Quanto à apresentação da peça do grupo de Macedo, Augusta Machado diz ter ficado fã e realça a importância da moral presente no enredo.

“Adorei, adorei, uma peça muito moderna e muito bonita que contém um princípio, um meio e um fim, tem uma finalidade, mostrar às pessoas que o trabalho e o dinheiro não são tudo e adorei, parabéns à AJAM.” 
Uma estreia a mais de 60 km de casa onde o palco escolhido foi o da Associação de Pombal de Ansiães, em Carrazeda de Ansiães, que recebeu o grupo no passado fim-de-semana.

Uma aldeia com tradição no teatro e cujo presidente da Associação, António Pinto, considera importante a existência do intercâmbio entre grupos principalmente em terras mais pequenas, como foi o caso.

“Sim, absolutamente, eu acho isso importantíssimo, nós também estamos preparados para no intercâmbio poder retornar com o nosso grupo que está habilitado a poder também exercer uma função desta natureza de teatro seja onde for, no nosso e for ado nosso concelho. Haja uma oportunidade e nós estaremos cá para poder contribuir também.”
E sair da zona de conforto ao representar fora de Macedo é uma mais-valia para o grupo. Quem o diz é Ana Fernandes, presidente da AJAM, que espera agora poder mostrar a peça nas freguesias de Macedo de Cavaleiros.

“Esta experiência tem um balanço muito positivo. Primeiro porque estamos a ensaiar uma peça nas freguesias, porque acaba por ser sempre um ensaio e não uma apresentação muito formal porque ao ser nas freguesias há todo um conforto, um ambiente mais cómodo, mais familiar, o espaço é mais pequeno, acaba por ser sempre mais íntimo. É sempre uma apresentação mais íntima e isso também é muito bom para criar uma coesão entre o grupo.

As saídas fazem bem às pessoas porque saem da sua zona de conforto e também à Associação porque cresce e começa a ter mais visibilidade. O próximo passo é levá-la às freguesias de Macedo de Cavaleiros e as freguesias que nos quiserem acolher teremos todo o gosto em apresentar a nossa peça.”
Começou assim a digressão da peça “8 Dias”. O próximo evento da Associação de Artistas vai ser a já habitual Gala de Natal, este ano a acontecer pela primeira vez na nova sede, com data marcada opara dia 29 de dezembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário