sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Orçamento Participativo Jovem apoia projetos até 75 mil euros

O Orçamento Participativo Jovem Portugal 2017 foi apresentado aos brigantinos pelo diretor Regional do Norte do IPDJ (Instituto Português da Juventude), no passado sábado, em Bragança, numa sessão que ajudou os interessados a transformar uma ideia num projeto. “Para dar aos jovens a vez e a voz para decidir o que querem para a sua comunidade”, explicou Vítor Dias, diretor regional.
O montante em jogo são 300 mil euros do bolo total. Cada projeto pode ser apoiado até 75 mil euros. Há quatro áreas, nomeadamente Desporto Inclusivo, Educação para as Ciências, Inovação Social e Sustentabilidade ambiental.
Podem candidatar-se os jovens entre os 14 e os 30 anos. A votação decorre entre o final de outubro e 27 de novembro.
A sala da delegação de Bragança do IPDJ encheu-se de jovens que procuravam esclarecimentos sobre esta forma de conseguir executar projetos.
O OP-Jovem está a decorrer até ao final de outubro e tem sido apresentado em todas as capitais de distrito.
“Nós às vezes queixamo-nos que os jovens não participam, que não têm condições para participar, mas esta é uma fase em que nós queremos mesmo que apresentem as suas ideias e digam o que pensam”, referiu Vítor Dias, que disse não ficar surpreendido com o facto de os jovens de Bragança terem aderido.

Hernâni quer Semana da Juventude em Bragança

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, também participou na sessão e aproveitou para pedir ao diretor regional do Norte que a próxima Semana da Juventude do IPDJ seja realizada na cidade transmontana. “Para que haja descentralização na área do desporto e da juventude para que os territórios com menos jovens, como é o caso, e que não tem cesso a este tipo de iniciativas também possam participar”, referiu. Como argumentos para que a iniciativa de âmbito nacional possa ser realizada em Bragança citou existência de condições para receber o evento.
“Temos que ser sempre nós a levar os nossos jovens ao litoral e não eles a vir ao interior, apesar de teremos imensas coisas boas para mostrar e para os visitantes estarem confortáveis”, explicou o autarca.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário