sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Escola de música de Bragança premiada pelo crescimento de alunos

Um contraciclo relativamente ao panorama de despovoamento do interior transmontano. A
escola Vamúsica, de Bragança, acaba de ser premiada pela Rockschool por ter sido a escola portuguesa que aplica aquele currículo que mais cresceu no passado ano letivo, com um aumento de cerca de cem por cento do número de alunos inscritos.
A Rockschool é um currículo de estudos de música moderna, centrado no poprock, presente em 90 países de todo o mundo.
“Todos os anos tem subido o número de alunos que seguem este currículo”, explicou ao Mensageiro Vítor Gomes, o dono da Vamúsica.
Normalmente, os prémios são atribuídos às escolas que têm melhor desempenho (de acordo com os resultados dos exames anuais dos alunos) e as que têm maior crescimento. “Fomos a escola que mais cresceu, inclusivamente mais do que as escolas dos grandes centros. Tivemos 50 alunos no ano passado quando a média ronda os 25”, frisou.
Este é um plano de estudos certificado internacionalmente, onde se estuda canto, baixo elétrico, piano, bateria e ucalelé, para além de produção musical, disciplina recentemente introduzida.
“As perspetivas são de manter o crescimento. Também já somos um centro de exames oficial, o único em Trás-os-Montes e Alto Douro. É uma espécie de conservatório, mas privado e de música moderna”, sublinha Vítor Gomes.
Atualmente, o interesse pela música “tem vindo a aumentar” na região. “Há o interesse crescente de pessoas reformadas.
Temos 30 alunos que já não trabalham e interessam-se, sobretudo, por música tradicional”,
conclui.
A Rockschool tem cerca de duas dezenas de escolas a ministras este currículo um pouco por todo o país. Pela primeira vez, uma professora brigantina, Ângela Gomes, entrou
para o leque internacional de examinadores. É a primeira portuguesa a conseguir tal feito.

AGR
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário