sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Empreendedorismo jovem vai reforçar laços entre países da Lusofonia

A região reforçou os laços de aproximação aos países lusófonos ao nível empresarial e educativo, e poderá ser um destino de eleição para os jovens destas nações receberem formação na área da agricultura e do turismo. Na passa terça-feira foi dado mais um passo nesse sentido com a tomada de posse dos órgãos sociais do recém criado Conselho Associativo da Lusofonia – Jovens Empreendedores (CALJE), cuja investidura teve lugar no Auditório Municipal Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.
A Escola Agrícola de Carvalhais será uma das instituições envolvidas mas no Hotel&SPA de Alfândega da Fé vai ser criada uma Escola Internacional de Turismo, Hotelaria e Restauração.
O CALJE tem como objectivo a promoção de formação profissional dos seus membros e da comunidade em geral, integrando-os e relacionando--os no meio empresarial. A criação de bolsas de mobilidade para jovens dos países lusófonos, proporcionando-lhes a possibilidade de fazer formação nas áreas de agricultura turismo é também uma prioridade para esta associação.
Esta nova forma de cooperação entre os países da lusofonia teve como embrião a Rota do Azeite de Trás os Montes, que já está a trabalhar na exportação de produtos da região, nomeadamente do Brasil e Angola. “A capacitação humana é o pilar para o desenvolvimento de qualquer país e, entretanto, uma vez que esses países têm dificuldades de divisas entendemos que devemos formar os filhos dessas nações no sentido de vierem estudar para Trás-os-Montes na área da agricultura e do turismo”, explicou Jorge Morais, presidente da Rota do Azeite.
Os vários países dos PALOP estão representados nos órgãos sociais do CALJE uma entidade que tem como missão “abrir portas e alternativas para os jovens” quer seja em áreas de formação e estágios profissionais “uma vez que não existe barreira linguística”, destacou Jorge Morais.

Município deposita muita esperança neste projeto

O projeto é muito importante para Alfândega da Fé, segundo a autarca Berta Nunes, porque uma das prioridades é atrair investimento, neste caso da diáspora. “É um trabalho que tem sido feito de forma silenciosa. Hoje já é a tomada de posse da Associação
de Empreendedores do Mundo Lusófono. Significa também um impulso nesse trabalho”, afirmou a presidente da câmara.

Congresso Internacional da Lusofonia em 2018

O CALJE tem já agendadas várias atividades para 2018, nomeadamente um Congresso Internacional da Lusofonia, Bolsas de Estudo; criação de um gabinete de apoio ao empreededorismo, cultura e desporto; projeto de desenvolvimento dos produtores da região de Trás-os-Montes e Alto Douro para a transação de bens e a Gala do GALJE.
“A conjuntura económica juntamente com a taxa elevada de analfabetismo é uma barreira para a comunidade lusófona. Nós só queremos ser o estímulo facilitador e impulsionador, abrindo portas a estes jovens. Sendo por isso o CALJE um parceiro social e económico dos Estados Membros da comunidade de língua portuguesa”, referiu o presidente do CALJE, Maquito Daniel.

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário