quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Assunção Anes Morais é a nova presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes e Alto Douro

A Academia de Letras de Trás-os-Montes e Alto Douro tem nova direcção. Maria da Assunção Anes Morais é a nova presidente, depois da realização de eleições antecipadas.
A professora e escritora, natural de Chaves, considera que a academia precisa de ser mais dinamizada e divulgada, motivo pelo qual se candidatou.
“Nos últimos meses a academia estava um pouco parada. O que me levou a avançar com uma lista? Primeiro sentir que a academia me diz algo, ainda mais a minha formação é na área de humanidades, e depois sentir que havia um conjunto de pessoas, com as quais formei a lista, com capacidade para dar um novo impulso à academia”.

Levar a academia às escolas é outra das propostas da nova direcção da academia.

“Queremos estabelecer protocolos de intercâmbio cultural com diversas instituições e entidades e começamos pelo público escolar. Os alunos precisam de conhecer os seus escritores e a realidade transmontana. Vamos apostar numa revista bienal e dar continuidade à publicação de antologias e colectâneas”.

Duas listas concorreram à liderança da academia de letras, tendo havido uma primeira eleição que teve como resultado um empate. Houve por isso necessidade do escrutínio ser repetido.
Para a nova presidente o facto de haver mais do que uma “levou mais associados a participar nas eleições”.

Desde que foi criada em 2010, a academia já teve três direcções. Inicia-se agora um novo mandato de três anos com Maria da Assunção Anes Morais como presidente.

Olga Telo Cordeiro
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário