sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Linho cânhamo – Pescarias – Moagens

Desta importante indústria em Moncorvo dão notícia os escritores antigos, e a propósito dela diz Carvalho da Costa: «O armazem da feytoria do linho canhamo, que está nesta villa [Moncorvo], he de muita importancia para o apresto das Armadas: o linho, que nelle se recolhe, e beneficia, he produzido nos ferteis campos da Vellariça, e outras terras adjacentes, cuja bondade, e fortaleza tem calificado a experiencia: tem consignados no Almoxarifado desta villa sete mil e quinhentos cruzados, applicados para esta fabrica cada anno; em alguns de fertil novidade se tem recolhido, e comprado dezaseis mil pedras de linho, de mais de dez arrateis cada pedra, a preço de três tostoens […] no anno de 1656 se fez regimento a esta feitoria […] o armazem he edificio capaz de accomodar muitas mil pedras de linho».
O documento mais antigo que conhecemos sobre o assunto é um dos capítulos dado a Moncorvo por el-rei D. Afonso V, que damos na íntegra no tomo IV. Diz ele: 

«Outro ssy em esta villa ha hu~ua rribeyra que chamam a Vallariça na quall os home~es lavram muytos linhos alcanaves aalem do rrazoado em tall guisa que per aazo do dito linho lavrarem tanto veem a adoecer e morrem amte tempo. Outro ssy per esto aazo do dito linho leixam morrer as vinhas e leixam de lavrar ho pam e a terra vaysse a monte. Por que vos pidimos por mercee que lhes mandees poer penna que quallquer que lavrar nem semear mays que ataa dez alqueires de linhaça que pague aquella penna que a vossa mercee mandar». 

No mesmo tomo IV vão outros documentos referentes à cultura do linho alcanave (cânhamo) e respectiva indústria, de que hoje nada resta, e bem assim às pescarias da Vilariça, Sabor e Douro, ainda importantes, principalmente em Freixo de Espada à Cinta nos celébres Canais.
Além dos moinhos antigos e rodas hidráulicas nos rios, temos um moinho de vento na Lousa e outro na Carrazeda de Ansiães, e duas máquinas de moer pão a gás pobre, sendo uma em Moncorvo e outra em Bragança, montada há quatro ou cinco anos.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário