sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Projecto 80 promove cidadania activa na área da sustentabilidade na Secundária Miguel Torga

O RoadShow do “Projecto 80”, de desenvolvimento associativo e sustentabilidade, fez ontem uma paragem na escola secundária Miguel Torga, em Bragança. Foram cerca de 150 os alunos entre os 13 e os 18 anos que tomaram contacto com esta iniciativa que visa levar a comunidade estudantil a arregaçar as mangas e desenvolver projectos que façam a diferença na área do voluntariado ou com uma componente ecológica, com vista à promoção de uma cidadania mais activa e relevante para um futuro sustentável.
Apesar de alguns alunos já terem sensibilidade para estas temáticas, a iniciativa despertou ainda mais o interesse para algumas das campanhas e projectos apresentados.

“Sempre reciclei, porque ajuda o ambiente e faz-nos ser mais responsáveis”, disse Joana Lopes, uma das alunas que participou na iniciativa.

Ana Amado referiu que aprendeu “algumas coisas que não sabia” como a existência de “vários projectos a nível nacional de sustentabilidade, que se pode ganhar prémios a ser amigos da terra”.

“O objectivo deste projecto é trabalhar a cidadania activa e o associativismo através do desenvolvimento de projectos cm enfoque na sustentabilidade ambiental”, explicou a responsável do projecto, Inês Alexandre.

Este ano, o projecto já passou por 20 escolas, e para além desta em Bragança também esteve em Miranda do Douro, onde foram apresentadas ideias de projectos na área da sustentabilidade e do voluntariado. “Houve dois grupos que focaram muito o desenvolvimento de pellets, através de organizar grupos de voluntariados e limpeza de matas, houve grupos que trabalharam a questão de associativismo, e da criação de associações para trabalhar com jovens e com idosos aplicações”, referiu.

Os alunos podem depois concorrer a um concurso de ideias chamado Green Project Award e até ao fim do ano lectivo será escolhido um vencedor.

“Pretende-se que os alunos ao saírem da sessão, irem submeter a ideia ao site, que passa a ser um projecto a implementar. Até 31 de Maio são escolhidos os seis projectos para a Iniciativa Jovem dos prémios e até ao fim do ao lectivo é eleito apenas um”, refere.

Os vencedores desde concurso ganham uma viagem de Intrarail.

O Projecto 80 é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direcção-Geral da Educação, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, com o apoio da República Portuguesa e parcerias com várias empresas. 

Escrito por Brigantia.
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário