quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Primeiro guia dos melhores azeites de Portugal apresentado hoje em Mirandela

O primeiro guia dos melhores azeites de Portugal, recentemente publicado pelo jornalista do grupo Cofina Edgardo Pacheco, é hoje apresentado em Mirandela, a propósito do Festival de Sabores do Azeite Novo, que decorre até ao próximo Domingo.
O autor dedica especial atenção à gastronomia há cerca de 15 anos, sendo actualmente apresentador de um programa de culinária na CMTV.

Depois de verificar a falta que fazia um guia com informação organizada dos melhores azeites de Portugal, Edgardo Pacheco conta que decidiu por mãos à obra e fazer esse trabalho.

A região transmontana, que tem a classificação de Denominação de Origem Protegida Azeites de Trás-os-Montes tem 24 azeites representados neste guia.

O autor do guia, não tem dúvidas que as características do azeite transmontano são únicas, o que faz com que se distingam facilmente nas provas de azeite, quer a nível nacional, quer a nível internacional.

As regiões de Trás-os-Montes e do Douro, no seu conjunto são as que mais representatividade têm no guia “Os 100 melhores azeites de Portugal”, já que cerca de metade dos azeites eleitos para o livro são destas regiões.

A juntar às características dos azeites, o livro apresenta ainda receitas de chefs portugueses, em que o azeite é o ingrediente principal.

Este guia é apresentado hoje, às 18 horas, no Centro Cultural de Mirandela. 

Escrito por Brigantia
Sara Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário