domingo, 15 de julho de 2018

…quase poema… ou do nosso forno

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Hoje passei junto ao nosso forno que há anos caiu numa derrocada medonha e infinda… continua a cair... assusta…
Ainda cheira a pão quente… às tuas mãos alvas feitas de farinha… aos teus olhos de mãe… ao teu sorriso de madrugada…
… o nosso forno… o pão nosso de cada dia… a segada… a acarreja… as malhas… o medeiro… o pão nosso de cada dia… e as memórias ficam tão presentes como o carolo de trigo que sabia sempre à chegada a casa… aos beijos… ao lume aceso… à alheira que amaciava o inverno… e era sempre natal!
… o nosso forno caiu… o pão é somente pão… nesta tristeza de quem assiste, paulatinamente, ao cair do forno… ao cair da vida… nesta noite de geada… transmontana …
… não chores!
… o fim é sempre um novo começo!
… estamos a caminho!
… arrefece na longa noite de todas as partidas… e saudades… o forno apagou-se… como os teus olhos… para sempre!
… arrefece!
… longa é a noite!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança.
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário