sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Francisco do Patrocínio Felgueiras Junior

Doutor pela Escola Superior de Medicina Veterinária, intendente de pecuária do distrito de
Bragança. Nasceu nesta cidade (Santa Maria) a 6 de Agosto de 1893; filho de Francisco do Patrocínio Felgueiras e de D. Adelina Augusta Ramires Lobo. Fez os preparatórios liceais em Bragança e Lisboa, concluindo o curso da especialidade em 1920. Foi presidente da Junta Geral do distrito de Bragança, administrador deste concelho e professor provisório do nosso liceu.

Escreveu:
Considerações sobre o gado caprino do distrito de Bragança – Tese de doutorado. Bragança, 1919, Tip. Adriano Rodrigues, rua Direita, 171. 8.° de 57 + 2 (inumeradas) págs.
Do leite para consumo no distrito de Bragança. Tip. Académica, Bragança, 1928. 8.° de 12 págs.
Agenda Brigantina para 1927. Idem, para 1928. Estas Agendas, espécies de almanaques de perto de 300 págs., em formato de 20.°, com esplêndidas gravuras de monumentos do distrito de Bragança, acompanhadas de artigos de arte, história, etnografia, folclore, arqueologia, etc., de diversos autores, referentes ao mesmo distrito, são essencialmente regionais e deveras interessantes como demonstração de arte, como factor educativo e económico, pelos muitos anúncios comerciais e industriais que encerram e que hão-de certamente ter importância enorme no futuro, pela fixação do nosso património artístico. Que Felgueiras Júnior não esmoreça e que os bragançanos lhe compreendam o plano benemerente e o auxiliem.
Francisco Felgueiras tem escrito algumas peças dramáticas de costumes locais, como a Calaiolândia, de colaboração com Luís de Portugal da Fonseca e Melo, professor da Escola Industrial de Bragança, e que foram representadas no teatro desta cidade com grande êxito.
Escreveu mais: Bragança, região de carbúnculo. Tip. Académica, Bragança, 1929. 8.° de 16 págs.
A raiva.Mesma tip., 1929. 8.° de 12 págs.
Tem em preparação a Profilaxia das doenças rubras.
Estes opúsculos pertencem à colecção Leituras do Lavrador, fundada pelo autor no louvável intuito de promover a instrução e progresso agrícolas.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

1 comentário:



  1. Fundou o BOLETIM DO GRUPO "AMIGOS DE BRAGANCA". O primeiro numero em Marco de 1955. Composto e impresso, na Escola Tipografica da Casa de Trabalho,Dr Oliveira Salazar.
    Ajudei na composicao e imprimi o mesmo ate julho de 60.
    .

    ResponderEliminar