sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Concurso de receitas da Biosfera Meseta Ibérica destaca oito pratos

O Agrupamento europeu de Cooperação Territorial Zasnet, promoveu um concurso de receitas da Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica. Entre mais de 30 receitas, foram apurados 8 pratos que compuseram dois menus, apresentados no Hotel Spa Alfândega da Fé por dois chefs de renome, um português e outro espanhol.
O Chef Marco Gomes confeccionou as receitas portuguesas, o chef David Berrocal confeccionou as receitas espanholas. Entre elas pudemos encontrar uma tapa de outono à moda de espanha, xixos de porco bísaro com couve guisada e vitela mirandesa mas com um toque campestre. Nas sobremesas, as receitas vencedoras foram uma tarte de amêndoa de Alfândega, e tarte de maçã com castanhas que veio de Espanha.

Para Berta Nunes, presidente do Zasnet, função que acumula com a presidência da câmara de Alfândega da Fé, esta é uma iniciativa que visa destacar a gastronomia desta área fronteiriça e chamar a atenção para a sua importância.

Berta Nunes destacou ainda a necessidade de preservar e defender a presença das populações nestes territórios.

 “Isso possível e é desejável, porque nós não acreditamos que se possa conservar a biodiversidade e um território sem gente. E nós, durante alguns anos em Portugal, olhámos para a conservação da natureza como algo que se opunha às actividades económicas das pessoas no território. Isso não é o espírito desta reserva ”, salienta.

Para Francisco Javier, deputado do turismo de diputácion provincial de Salamanca, que esteve nesta iniciativa em representação do Zasnet da parte espanhola, esta é uma iniciativa que, ao identificar pratos de excelência, está a promover os produtos agro-alimentares.

“O que vimos aqui foi a valorização dos produtos agro-alimentares do território e essa é uma componente muito importante para a sustentabilidade e para o desenvolvimento”, disse.

“As vantagens serão, desde logo notadas, pelos empresários que trabalham este tipo de produtos, que mantêm e sustentam as populações nos municípios rurais. Nós, do lado espanhol vimos aqui reforçar esta ideia, que é uma entre muitas que temos para valorizar o nosso território”, salienta.

Estas receitas serão publicadas em livro a editar pela secretaria Man and Biosphere, da rede espanhola de reservas de biosfera. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário