sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Ao fim da tarde...

Tio Francisco: Boa tarde António, atão aonde é que vais com essa pressa toda home?

Tio António: Vou ali ao palheiro buscar uma saca de palha para dar ao meus animais.

Tio Francisco: Descansa um pouquinho e vem mas é matar o bicho.

Tio António: Olha, tamem no está mal pensado e como estou cá com uma larica, aceito.

Tio Francisco: Atão, entra senta-te nesse escano enquanto vou à adega buscar um jarro de vinho para bebermos um caneco.

Tio Francisco: Oh Maria traz cá um naco de queijo e presunto e um cibo de pão mais umas azeitonas para matar o bicho ao António.

Tio António: Epá, tá cá um briol do caraças, o que vale é que tens aqui um rico lume! Estas rachas de carvalho e carrasco faz cá um braseiro, inté chega aqui a resura e com esta pinga a acompanhar não há frio que resista.
Oh António, olha que já bebi bom vinho este ano, mas uma pomada como esta tua ainda não a tinha bebido por aí.

Tio Francisco: Olha que não és o primeiro a gábalo, aqui à dias teve cá o Benjamim e disse-me o mesmo, sabes é das uvas do escudeiro que são docinhas como o mel.

Tio António: Olha, já está a escurecer, tá na hora de ir embora se não a minha Zulmira azeada como ela é, não tarda por aí a chamar-me e ainda me dá algum raspanete.

Tio Francisco: Oh António não me digas que tens medo da tua mulher! A Zulmira é tão boa pessoa, não é mulher para fazer um desplante desse.

Tio António: Isso dizes tu que não a conheces, é má como as cobras, aquilo não é mulher é o diabo em pessoa.
Bem, vou-me embora que ainda tenho que escaldar as nabiças para dar aos animais.

Tio Francisco: Olha as minhas já estão escaldadas e já estão na rua arrefecer para as deitar ao macho, depois dou-lhe uma ração de trigo, boto-lhe a palha e uma pinga d’água, fica ali bem tratado.

Tio António: Pois os meus, dou-lhes nabiças, palha e água e já gozam, agora como azeitona acabou já não precisam de comer tanto.
E por falar na azeitona, tu já apanhaste a tua toda? A minha já está pronta na fábrica à espera de vez para fazer o azeite.

Tio Francisco: A minha também está quase toda apanhada, mas ainda deixei 3 ou 4 oliveiras num olival nas arribas por apanhar, num picão que é difícil lá chegar e se calhar vão ficar por ripar, olha ficam para os pássaros que também precisam de comer.

Tio António: Bem, com esta me vou, ála que se faz tarde, uma boa noite e obrigado pelo mata-bicho e até à manhã se Deus quiser.




Manuel Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário