sexta-feira, 25 de novembro de 2016

I Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro - Ministro da Ciência e do Ensino Superior no dia 25

Mais de 40 comunicações livres e posters vão ser apresentados nas I Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, que arrancam esta sexta-feira, dia 25, em Mirandela.
Durante dois dias, especialistas nas áreas do ensino e da saúde vão debater temas com grandes repercussões na região, tais como o envelhecimento da população, a diabetes, as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

A tarde de sábado está inteiramente reservada à apresentação de comunicações livres e posters, que ao longo dos últimos meses foram submetidas à apreciação da Comissão Científica destas Jornadas. Esta Comissão é constituída por responsáveis do Hospital Terra Quente (HTQ), Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB), as entidades que, aliás, organizam conjuntamente este evento.

Além da forte participação de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, esta iniciativa contará com uma grande representação de docentes e investigadores, estando também aberta à participação de todos os alunos que frequentam cursos na área da saúde. Neste sentido, o administrador do HTQ, Manuel Lemos, realça o papel da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança na formação e qualificação de alguns profissionais que, atualmente, prestam serviço naquela unidade de saúde privada.

Atendendo ao carácter científico de todos os painéis previstos no programa e à sua ligação às academias da região, o encerramento das I Jornadas de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro será presidido pelo ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

No total está prevista a entrega de prémios no valor de 3 500 euros para as três melhores comunicações e três melhores posters apresentados ao longo da tarde de sábado.
As cirurgias de ambulatório também vão ter lugar de destaque no programa, tendo em conta que a aposta nas cirurgias minimamente invasivas tem vindo a mudar o dia-a-dia dos hospitais públicos e privados, de norte a sul do país.

A coordenadora das Jornadas e diretora clínica do HTQ, Dina Carvalho, recorda que, graças à evolução da medicina, há cada vez mais cirurgias que antes exigiam internamento, mas hoje permitem operar o doente e deixá-lo fazer a recuperação em casa em segurança.

Este é um dos temas que certamente marcará estas I Jornadas de Saúde, que decorrerão no grande auditório do Centro Cultural de Mirandela. A sessão de abertura do evento contará com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

A presença do Senhor Ministro do Ensino Superior e da Inovação, Prof. Manuel Heitor, foi antecipada para amanhã, dia 25 de Novembro, pelas 18:30 horas.

Nesse momento terão lugar duas homenagens:

Dr. Paulo Mendo (ex-Ministro da Saúde)

Dr. Manuel Seca (ex-Director Clínico do Hospital Terra Quente e ex-Director de Serviço do Hospital de Santo António – Porto)

in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário