quinta-feira, 24 de novembro de 2016

General ramalho Eanes na apresentação do livro “ TENENTE GENERAL ALÍPIO TOMÉ PINTO – O CAPITÃO DO QUADRADO”

No próximo dia 26 de Novembro tem lugar, na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo, pelas 15h00, a apresentação do livro “ Tenente General Alípio Tomé Pinto – O Capitão do Quadrado”.
Na sessão estará presente o biografado, General Alípio Tomé Pinto, o prefaciador, General António Ramalho Eanes, o editor, Professor Doutor Pedro A. C. Sousa e o Dr. Eugénio Proença Fernandes.
O livro “ Tenente General Alípio Tomé Pinto – O Capitão do Quadrado” é da autoria de Sarah Adamoupoulos e Alípio Tomé Pinto.
Nesta obra é retratado o percurso de vida deste ilustre moncorvense, natural de Maçores, desde os tempos que passou em Trás-os-Montes, passando pelas três comissões de serviço em Angola e na Guiné e como um dos responsáveis militares pela organização da intervenção de reposição da legalidade democrática, ocorrida em Portugal em Novembro de 1975, entre outros episódios menos conhecidos da vida do General Alípio Tomé Pinto.
No prefácio, o General Ramalho Eanes considera “esta obra, Alípio Tomé Pinto: 
O Capitão do Quadrado, de propósito e expressão narrativa biográfica, é, por mérito da sua autora, Sarah Adamopoulos, mais do que um bom retrato, bem contextualizado, de um homem – Tomé Pinto – que por merecimento pessoal de excelência, naquele naipe de homens se distingue.” “Ora conhecendo bem Tomé Pinto – conhecimento ampliado e decantado durante décadas -, entendo que é, sim, um militar de sonho e aventura, de vocação, ambição e missão, um militar com sede de perfectibilização, com o propósito de alcançar mais competência, mais eficácia e eficiência, para melhor exercer uma liderança exemplar, com confiança e sucesso, para ser, enfim, um dos melhores entre os melhores, e não só na Instituição Militar, mas, também, no País.”

Sem comentários:

Enviar um comentário