quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Auto-estrada entre Bragança e Léon "é uma necessidade e não um capricho de autarcas", considera Hernâni Dias

Hernâni Dias reitera a necessidade de concretizar a auto-estrada entre Bragança e Léon. O autarca brigantino frisou ontem, durante a primeira reunião formal do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial entre estas duas cidades, que esta pretensão “não deve ser vista como um capricho dos autarcas” mas sim como um ganho para os dois lados da fronteira.
“É necessário perceber o quão importante é uma ligação transfronteiriça que permita, por exemplo, que funcione como um corredor de transporte de mercadorias, nomeadamente de Portugal para os portos do Norte de Espanha e que, por via rodoviária, comparativamente com os outros trajectos que hoje existem, poupam-se cerca de 70 quilómetros em cada viagem, o que é muito significativo. É necessário que isto seja visto como uma necessidade e não como um capricho dos autarcas do lado português e do lado espanhol que querem que passe por aqui uma estrada”, frisou o autarca.  

O AECT Bragança-Léon foi formalmente constituído em Maio do ano passado.

Ontem, o Presidente da Diputación de León,  Juan Martínez Majo reuniu com o autarca de Bragança na capital de distrito portuguesa para definir estratégias e aprovar o orçamento para o próximo ano.

Um fundo de apoio de 500 mil euros com fundos europeus para apoio a produções agrícolas de pequena dimensão, intercâmbio de grupos de empresários e de grupos de crianças e cooperação a nível cultural, nomeadamente, ao nível das máscaras típicas das regiões de Bragança e Léon, são alguns dos projectos que os autarcas pretendem desenvolver no âmbito do AECT.

Para o presidente da Deputación de León, Juan Martinez Majo, esta é uma oportunidade para desenvolver laços e criar dinâmicas que poderão criar empregabilidade. “O que se pretende é incentivar e trabalhar no aproveitamento dos recursos endógenos de cada um dos territórios, potenciando a criação de emprego”, salientou.

Cada um dos lados vai participar com trinta mil euros para o orçamento de 2017. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário