quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Workshop de Cogumelos Silvestres - BRAGANÇA

Realiza-se no dia 29 de Outubro, sábado à tarde, entre as 14:00h e 18:00h, uma saída de campo para recolha e identificação de cogumelos silvestres.
O biólogo Carlos Ventura é o investigador que irá acompanhar o grupo para dar a conhecer as espécies de cogumelos silvestres existentes na região de Bragança.

O objetivo desta atividade é ajudar na identificação correta das várias espécies de cogumelos e sensibilizar as pessoas para os riscos de apanharem espécies tóxicas.

Os participantes neste workshop terão a oportunidade de realizar um percurso organizado no campo, para explorar a zona procurando e colhendo cogumelos silvestres. Posteriormente, na Casa da Seda, será feita uma discussão sobre a necessidade de conhecer e identificar as espécies recolhidas em campo.

O preço desta atividade é de 5€ por pessoa.O pagamento é realizado no dia da atividade. 

Atividade para maiores de 6 anos.

Ponto de encontro: Senhor da Piedade – zona Polis

Convidamos todos os interessados a participar, faça a sua inscrição em www.braganca.cienciaviva.pt ou pelo telefone 273 313 169.

RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO

- Trazer um cesto de vime (ou, em alternativa, sacos de plástico) para colocar os cogumelos. Uma navalha ou faca para poder recolhe-los e, se tiverem, guias de campo de identificação de cogumelos silvestres.

- Calçado e roupa confortáveis e com cores discretas e sóbrias (um chapéu se fizer sol ou um impermeável e um guarda-chuva se chover) além de uma garrafa de água e um pequeno lanche, são aconselháveis.

- Máquina fotográfica, quem tiver, para registos.

- Aconselhamos a que o grupo se mantenha sempre junto, próximo do Carlos Ventura, para poderem aprender sobre as questões micológicas. É um grupo grande, de cerca de 25 pessoas, pelo que há que ter um pouco de tolerância com a participação de todos. Também recomendamos o mínimo de barulho possível e, naturalmente, não perturbar o ambiente com lixo e com destruição gratuita de habitat.

ATENÇÃO: este workshop tem como objectivo a iniciação à identificação dos cogumelos silvestres, comestíveis ou não, do ponto de vista ecológico e científico. Qualquer utilização dos cogumelos por parte dos participantes fora do âmbito da saída de campo, é da inteira responsabilidade dos participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário