sábado, 29 de outubro de 2016

Notícias da aldeia

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
Algures a nordeste é assim…o tempo corre sem pressa no fatalismo dos ciclos que se repetem sem nada de novo…tudo igual. Agora são as vindimas…fazer o vinho… adega domingo à tarde com os amigos e conhecidos de circunstância…e como a conta do outro que seja rico quem quiser!
Depois faz-se a sementeira…só por causa do subsídio…mata-se o porco e logo é Natal… come-se o polvo e o bacalhau… vai-se à Missa do Galo… que vida boa!
Lenha à farta… lume grande e que os Invernos passem devagar no consolo da lareira… assam-se duas castanhas no borralho e come-se o porco que já repousa na salgadeira… tanto se me dá que neve…como que chova!
Depois, alguns morrem…muitos… de velhice e doenças…muitas…mas que se há de fazer…toda a vida se morreu!
Arrastam-se com o reumatismo… embrulham-se em samarras e xailes que duram uma vida…e lá vão andando gemendo e mancando! 
No Verão, às vezes, vêm os filhos da emigração… coitados também não podem vir sempre… mas gostam muito dos pais e da sua aldeia.
…logo é Verão é preciso dar para a festa e para o Sr. Padre que ele, coitado, também tem que se governar…vai-se à procissão…dança-se no terreiro… as bailarinas do conjunto são bem boas!
A autoestrada rasgou o Nordeste…para a intenção que eu tenho de andar nela!
... e os que mandam em Lisboa a rirem-se... como se não existíssemos… contentinhos com a boa e hospitaleira gente do nordeste... em dia duma inauguraçãozinha! 
...olha que pintem a manta!
… haja saúde e coza o forno!
Só que cada vez há menos saúde!... e o forno… não coze sozinho! 
…a sério… já não há paciência!... a sério!


Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário