sexta-feira, 28 de outubro de 2016

“Festa da Cabra e do Canhoto” em Cidões (Vinhais)

Uma aldeia de Vinhais com 17 habitantes espera atrair três mil pessoas em mais uma “noite das bruxas” com um ritual ancestral de raiz celta conhecido como a “Festa da Cabra e do Canhoto”.
A localidade de Cidões entrou nos últimos anos no roteiro do “Halloween” transmontano por iniciativa da Associação Raízes criada por filhos da terra a residirem fora da aldeia.

A festa repete-se na noite de sábado para domingo, segundo divulgou esta quarta-feira a organização, e irá espalhar-se pelas ruas e o largo principal da aldeia com figurinos e motivos alusivos às origens celtas da “Festa da Cabra e do Canhoto”.

O nome vem da cabra cozinhada no pote na fogueira alimentada pelo “canhoto”, troncos de madeira, que são dois dos chamarizes “de centenas de pessoas que se deslocam por uma noite a Cidões”, como apontou Maria João Rodrigues, presidente da Associação Raízes.

A organização espera este ano juntar aos 17 moradores permanentes “três mil visitantes numa noite mística”.

Toda a aldeia será decorada “com motivos celtas e instalada uma tenda para garantir espaços cobertos em caso de chuva”, como contou Maria João Rodrigues.

Este ano a novidade são as tasquinhas com bebidas típicas desta festividade, como o vinho, sangria e licores celtas, e petiscos variados desde a linguiça, alheira, sopa à transmontana, bifanas, presunto e feijoada de javali.

“E claro, na Festa da Cabra e do Canhoto é preciso comer a cabra machorra (velha) cozinhada em enormes potes de ferro à fogueira e também não vai faltar, à descrição, queimada, “úlhaque” (bebida espirituosa confecionada na aldeia) e café no pote”, salientou.

A “cabra machorra” representa a mulher do diabo que não deu qualquer descendência.

A festa começa ao pôr-do-sol com o ritual da ascensão da lua, seguido do acender da fogueira, onde ao final da noite há de arder o “cabrão” ou “bode gigante”, um “boneco” criado pelo Agrupamento de Escolas de Vinhais, que é parceiro na festa.

Grupos de gaiteiros e danças celtas vão animar a noite com a promessa do misticismo de “druidas e deusa fazerem o esconjuro e preparem a queimada, um dos momentos altos da festa para afastar os males do corpo e da alma, invocando prosperidade e fertilidade”.

A festa, preparada pelas pessoas da aldeia e pela associação, conta também com o Grupo de Teatro Filandorra de Vila Real para ajudar a criar o cenário.

Esta festa já foi motivo de estudo, nomeadamente no Instituto Politécnico de Bragança e acredita-se que era “originalmente designada de “Samhain”, a comemoração celta mais importante sendo celebrada em toda a Europa, até à sua conversão ao cristianismo”.

Aquela que seria “a festa dos espíritos” marcaria o início do “ano novo Celta com a estação escura”.

A organização garante que o evento chama mais curiosos de ano para ano com o lema “Quem da Cabra comer e ao Canhoto se aquecer, um ano de muita sorte vai ter!”.

in:sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário