quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"Esperamos aumentar o nosso financiamento mas também vamos aumentar a nossa despesa", observa o presidente do IPB

A receita das instituições de ensino superior vai aumentar no próximo ano mas adivinha-se que a despesa também aumente. Uma preocupação manifestada pelo presidente do Instituto Politécnico de Bragança, numa altura em que foi divulgado o Orçamento de Estado para 2017, que prevê um aumento da verba destinada ao programa de ciência e tecnologia e ensino superior, em 5,8% em relação a 2016.
A reposição da sobretaxa deixa, por outro lado, antever um aumento da despesa com os funcionários destas instituições. “Tem a ver com o facto de, ao longo deste ano, haver um aumento faseado daquilo que tinha sido cortado à função pública e que, em 2017 repõe os valores anteriores à crise económica”, explicou Sobrinho Teixeira.

O presidente do IPB esclarece ainda que, na prática, o orçamento da instituição vai manter-se nos 20 milhões de euros, o mesmo valor de 2016. Mas há um conjunto de programas de financiamento a que as instituições se podem candidatar e obter fundos comunitários. “Nós vamos receber exactamente a mesma verba do ano transacto A somar a isso, temos também aquilo que vão ser as receitas próprias, seja de propinas, seja de projectos que candidatamos à União Europeia… Não é nosso objectivo ter um aumento de orçamento para conseguir poupar dinheiro. Somos uma instituição pública, esperamos ter mais orçamento, sobretudo à custa de receitas próprias, para conseguir isso em favor da comunidade e da missão do IPB”, frisou Sobrinho Teixeira.               

O Orçamento do Estado para o próximo ano prevê um aumento da verba destinada ao programa de ciência e tecnologia e ensino superior de 5,8% em relação a 2016.

Em termos absolutos, esta verba vai aumentar em 75 milhões de euros, o que não acontecia há 8 anos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário