sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Bragança quer ser conhecida como Capital da Castanha

Bragança vai a partir de agora adoptar o epíteto de capital da castanha. O presidente do município, Hernâni Dias, reclamou para Bragança este título ontem na abertura da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, já que o concelho é o maior produtor de castanha do país.
“Não temos vindo a usar essa terminologia, mas se nós temos 50 por cento da produção de castanha na Terra Fria Transmontana, temos as maiores áreas de produção, temos o maior número de produtores, as empresas que trabalham o sector, uma instituição de ensino superior que faz a componente de investigação. Pergunto: o que nos falta para que possamos usar de facto este título? Não falta absolutamente anda, falta é dizermos às pessoas efetivamente as coisas que nós fazemos, que estão cá, que estão à vista, que devem ser promovidas dessa forma”, referiu.

O autarca mostrou ainda a sua preocupação em relação à entrada de castanha estrangeira na região, quer da Ásia quer de países europeus e pede ao governo que aperte o controlo da entrada deste produto em Portugal.

“Isso tem inconvenientes do ponto de vista económico e da qualidade porque a nossa castanha é de uma excelente qualidade e quando há outra castanha que vem, para cá e depois é vendida como sendo de cá, se a qualidade for inferior prejudica obviamente os produtores locais”, explica.

O presidente do município de Bragança reiterou ainda a preocupação com a gestão da zona de caça nacional da lombada e afirmou que é uma perda enorme para a região o facto de não estar a ser devidamente aproveitada.

O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, garantiu que o governo está empenhado em discutir alterações ao sistema de gestão e deixou a promessa de transmitir as preocupações tutela.

“Levo a questão devidamente sinalizada para a colocar à minha colega, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, porque entendermos que tudo que sejam ativos locais, recursos endógenos locais, devem merecer com certeza, do Estado, o devido enquadramento para serem explorados no sentido da criação de valor na região”, garantiu.

A Norcaça, Norpesca e Norcastanha decorre até domingo no pavilhão do Nerba com exposição e venda de produtos, conferências, montarias e concursos de caça e pesca, apresentações de livros, desfiles de moda e demonstrações de culinária

Este ano, a grande novidade da Norcaça, Norpesca e Norcastanha é a presença do maior aquário móvel da Europa. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário