sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Bispo de Bragança nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para o Culto Divino

D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, foi hoje nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Bispo de Bragança nomeado pelo Papa Francisco como membro da Congregação para o Culto Divino.
O bispo da Diocese de Bragança-Miranda preside à Comissão “Liturgia e Espiritualidade” da Conferência Episcopal Portuguesa e já reagiu à nomeação, tendo agredecido publicamente a sua nomeação. “Antes de mais, desejo agradecer de todo o coração a Sua Santidade, o Papa Francisco, pela minha nomeação para membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, constituindo uma graça e uma enorme responsabilidade no serviço à Sagrada Liturgia. Igualmente, agradeço pela confiança que em mim depositou para este serviço à Liturgia da Igreja e manifesto sincera e humildemente a minha total disponibilidade”, referiu.

D. José Cordeiro nasceu em Seles, Angola, em 1967 e em 1975 veio para Parada, Alfândega da Fé. Estudou nos seminários diocesanos de Vinhais, Bragança e Porto.

Foi ordenado Presbítero na Igreja do Seminário de São José, Bragança, em 16/06/1991. Licenciou-se em Teologia, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Entre os anos 1991 e 1998 teve um ativo ministério presbiteral na Diocese de Bragança-Miranda, exercendo diversos cargos e serviços pastorais.

No ano letivo de 1999/2000 foi indicado pelo então Bispo de Bragança-Miranda para obter uma especialização na área da Liturgia, em Roma, tendo concluído a Licenciatura em Liturgia a 16/01/2002 e o Doutoramento a 06/03/2004 no Pontifício Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo.

Foi nomeado Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma no ano de 2001/02 e em 2005/06 passou a Reitor do mesmo Colégio até ao ano de 2011.

De 2008 a 2011 foi comissário deputado na Comissão Especial para o tratamento das causas de dispensa das obrigações do Presbiterado, segundo as normas da Congregação para o Clero.

Em 2010 foi nomeado Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Durante o período que permaneceu em Roma (1990 a 2011) leccionou várias disciplinas, mormente relacionadas com a sua especialização em Liturgia, na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade de S. Tomás de Aquino (Angelicum) e no Pontifício Instituto Litúrgico, em Roma. 

De 2005 a 2011 foi também membro do Conselho de redação da Revista Seminarium da Congregação para a Educação Católica, Vaticano. 

O bispo de Bragança-Miranda é também autor de várias obras e artigos publicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário