terça-feira, 27 de setembro de 2016

Minério no Distrito de Bragança em 1800

Bronzite
Este distrito é talvez de todos os do reino o mais abundante em rochas metalíferas.
O ouro não o temos encontrado, nem mesmo acompanhando outros metais; e, posto que temos e há ainda tradição nestes povos de se haver tirado das areias do Sabor, no entanto seria em tão diminuta quantidade que hoje não conviria tal trabalho.
Neste ponto, devemos ter presente que minas antigamente lavradas com proveito estão hoje abandonadas, por não cobrirem as despesas de lavra, e isto sem que elas escasseassem na sua produção metálica. As razões são: a descoberta das ricas minas da América, o aumento na quantidade do ouro lançado no mercado e, por consequência, a diminuição no seu valor relativo, e, por outro lado, a carestia do trabalho ou aumento
no custo de produção»(851).

Nas Comunicações da Direcção dos Trabalhos Geológicos de Portugal, Lisboa, 1895-1898, tomo III, pág. 199, vem uma lista dos «Minerais descobertos em Portugal», baseada sobre «as colecções da Direcção dos Trabalhos Geológicos de Portugal e da Secção mineralógica do Museu Nacional de Lisboa» e aponta no distrito de Bragança:

Galenite (galena), em Vilar de El-Rei.
Calcopirite (pirite de cobre), em Algoso (Vimioso).
Cassiterite, nas minas de Brunhosinho, do Carvalhal, de S.Martinho de Angueira, de Paradela, de Montesinho, das Teixugueiras, das Malhadinhas e de Vilarinho do Monte.
Hematite, em Moncorvo.
Limonite, Mós (Moncorvo).
Calcite estalactítica e estalagmítica, grutas de Santo Adrião (Vimioso); terreno silúrico.
Cromite, vizinhanças de Bragança (na serpentina).
Andaluzite, em S.Martinho de Angueira.
Bronzite, ponte do Loreto (Bragança).

Esta lista foi organizada em 1898 por Jacinto Pedro Gomes.

(851) PINTO, António Ferreira de Macedo, Farol Transmontano, nº 12, (Agosto de 1846), p. 183.

Sem comentários:

Enviar um comentário