sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Governo vai reativar programa de voluntariado para jovens patrulharem as florestas

Em 2017, o Governo vai reativar o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas.
O anúncio foi feito esta manhã, em Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

“Vamos reativar um programa que já o Instituto Português da Juventude tinha há muitos anos, e que do nosso ponto de vista fazia todo o sentido. Por isso vamos reativá-lo em 2017, com verbas alocadas a esse projeto que é o voluntariado nas florestas. É sabia e reconhecido por muita gente que, durante anos, milhares de jovens ajudaram à prevenção dos incêndios.

Neste próximo ano queremos dar-lhe uma componente de educação ambiental.”

A última vez que este programa terá funcionado, de acordo com o Portal da Juventude, foi em 2011. Está prevista uma bolsa de pagamento, como nos moldes anteriores. É uma devolução, ainda que de forma temporária, jovens às aldeias, que ao mesmo tempo passam a conhecer melhor os locais onde vivem.

“Obviamente vai focar-se no período dos incêndios, no verão. Felizmente vamos voltar a ter milhares de jovens a passearem também por aldeias, nas suas missões de prevenção, em aldeias onde já vive menos gente, além de, claro, nas áreas florestais. Por isso, é um exemplo que eu tenho dado, porque muitos autarcas me referem que este programa é bom para que os jovens convivam com os mais velhos, e para que fiquem a conhecer melhor os seus territórios.”

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto já reuniu, sobre esta matéria, com Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, e tem agendada uma outra com o Ministério da Agricultura, que tutela as florestas.

Declarações esta manhã, na Casa do Careto, em Podence, numa visita que faz parte da iniciativa Roteiros da Juventude, que está a percorrer o país. Diz João Paulo Rebelo que pretende passar pelos 18 distritos, para perceber como funciona, neste momento, o associativismo juvenil no país. No distrito de Bragança, estavam quatro visitas agendadas. Para as 18h está marcado um encontro regional, em Bragança, aberto a todas as associações juvenis.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário