terça-feira, 27 de setembro de 2016

Assembleias comunitárias de Arte Pública em Alfândega da Fé

As Assembleias Comunitárias do projeto artístico VOLTAGEM chegam a Alfândega da Fé. Artistas e promotores vão estar no concelho nos dias 26 e 28 de setembro para apresentar as propostas de intervenção artística em Alfândega da Fé, Vales, Sambade e Gebelim. Estas foram as localidades selecionadas para receber um projeto que procura através da arte encontrar caminhos para a inclusão social.
O VOLTAGEM é um projeto artístico com a comunidade promovido em parceria com a Fundação EDP e a Rede Inducar e surge integrado no ARTE PÚBLICA da Fundação EDP. Um projeto direcionado para os territórios de baixa densidade, no qual se desafia a população a envolver-se no processo de criação artística.

O VOLTAGEM tem assim como objetivo promover o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais, bem como estimular o desenvolvimento local, através da realização de obras de arte pública em meio rural. Em Trás-os-Montes abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo. 

O concelho de Alfândega da Fé vai receber obras dos artistas Frederico Draw, Godmess, Hazul, que nos próximos dias vão dar a conhecer os seus projetos de intervenção. Esse é o principal objetivo das Assembleias Participativas assumindo-se como um espaço de diálogo entre os artistas e a comunidade local.

O projeto decorre em quatro fases. Num primeiro momento são realizadas Assembleias de apresentação do projeto à população que pressupõem uma conversa com os artistas. Posteriormente são apresentadas as propostas dos artistas para as suas intervenções. De seguida, os artistas realizam as intervenções em espaço público e, numa última fase, decorrem as visitas guiadas às obras. 

“Com este projeto, a Fundação EDP contribui para trazer a comunidades rurais um maior contacto com a arte, provocando, simultaneamente, uma reflexão sobre a sua função na nossa sociedade. E tem outro mérito, o de conciliar no mesmo programa as duas principais áreas de intervenção da fundação, onde temos um percurso reconhecido e consistente: a inclusão social e a cultura. Este é um projeto que mobiliza artistas e comunidades rurais num diálogo inovador que, acreditamos, resultará num roteiro inesperado de arte pública e num motivo de orgulho para todas as partes envolvidas”, refere Miguel Coutinho, Administrador Executivo e Diretor-Geral Fundação EDP. 

Para João Pinharanda, curador do projeto “ao lançar este programa, pretende-se cruzar campos de intervenção (a arte e o social), deixando espaço à criatividade dos artistas convidados e abrindo espaço aos públicos para a sua própria intervenção. O programa Arte Pública Fundação EDP inscreve-se numa tradição de mais de década e meia de trabalho da Fundação EDP com arte e artistas, com um larguíssimo leque de públicos, construindo uma nova realidade no panorama cultural português". 

O projeto em Trás-os-Montes passará por  localidades de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário