segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Adriano Moreira homenageado em Grijó

A aldeia de Grijó comemorou ontem 60 anos da reconstrução da Capela do Divino Senhor do Calvário, prestando homenagem ao mentor desse feito, o Professor Adriano Moreira.
Um ilustre conterrâneo que viveu uma vida ligada à política, tendo sido Ministro do Ultramar durante o Estado Novo, posteriormente foi presidente do CDS, passando também pelo ensino e pela advocacia.

Um dia comovente para Adriano Moreira.

“Foi extremamente comovente para mim. Primeiro, ver como a capela chama pessoas ao culto, a solidariedade que os habitantes têm uns com os outros, e, num momento tão difícil, não só para Portugal mas sim para todos os países da Europa e do Mundo, poder ver alegria na gente da aldeia reunida, a esperança e alegria do pastor. Tudo isto transformou-se num dia muito feliz para mim.”

A reconstrução da capela era um dos desejos da sua mãe e dos habitantes da aldeia, que Adriano Moreira, assim que pôde, fez com que se concretizasse.

“Esta capela foi destruída por umas empreitadas que houve cá na aldeia. A minha mãe e todos os habitantes tinham um desgosto nisso pois era a capela do padroeiro.

Nesse tempo, eu já tinha acabado o meu curso e escrevi uma tese que a Academia das Ciências premiou e o prémio era muito dinheiro na altura, 80 mil escudos, que eu dei à minha mãe para construir a capela.

E ela, com ajuda da gente da terra, a nível material e de outras necessidades, pôde ter ainda essa alegria. E, por isso mesmo, hoje foi, para mim, um dia muito emocionante.”

A homenagem que se traduz num obrigado da população de Grijó a Adriano Moreira, eles que têm já planos para que, no futuro, o nome do ilustre continue a ser lembrado, refere Simão Ferreirinha, presidente da junta de freguesia.

“Em nome de toda a freguesia de Grijó queremos agradecer à família do professor Adriano Moreira, que teve a gentileza de estar presente, ele que foi um dos timoneiros do início desta obra, da construção desta capela do Divino Senhor do Calvário.

Dedicado a ele temos já o Largo Professor Adriano Moreira e estamos a pensar em outros projetos de futuro com o nome dele.”

Um orgulho não só para Grijó, mas sim, para todo o concelho, expressa Carlos Barroso, vice-presidente do município macedense.

“É um orgulho para Macedo de Cavaleiros estamos aqui nesta pequena homenagem que a freguesia de Grijó fez ao professor Adriano Moreira, e, obviamente, o município não podia deixar de se associar. Trata-se de alguém que levou o conhecimento e o nome do concelho longe em termos nacionais e, atrevo-me a dizer, mundialmente pois o seu pensamento é, em muitos aspetos, universal.”

Declarações à margem da comemoração 60º aniversário da Capela do Divino Senhor do Calvário, na aldeia de Grijó.


Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário