quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Duas alunas de Bragança representam Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas das Químicas

Duas alunas de Bragança vão representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Químicas. Rita e Inês Trovisco são irmãs gémeas e tiram 20 a química. No ano lectivo anterior, as alunas da Escola Emídio Garcia chegaram à final nacional, tendo ficado entre os 10 melhores.
Depois de um ano de preparação, quatro destes foram apurados para representar Portugal e conhecidos os resultados Bragança constitui metade da delegação portuguesa. As duas jovens referem que tinham esperança de passarem na prova, mas admitiram terem ficado surpreendidas quando souberam o resultado.

“Ficámos surpreendidas, porque passar uma já não era tão surpreendente, mas as duas juntas era mais complicado. Tínhamos colegas muito bons, mas acreditámos até ao fim que era possível e esforçámo-nos para isso”, refere Inês Trovisco.

Rita Trovisco admite que ambas ficaram “muito contentes”, por terem conseguido carimbar o passaporte para esta competição internacional, por ser o resultado de um ano de trabalho e muita dedicação. “Claro, é o culminar de um esforço, porque não é toda a gente que troca as suas férias e o seu tempo livre para estudar, trabalhámos um ano inteiro para isso”, refere.

As alunas, que estão no processo de candidatura ao ensino superior garantem que gostam muito de química e que é uma disciplina “fácil para quem gosta”.

Para a competição, que decorre de 18 a 25 de Setembro, em Bogotá, na Colômbia, as duas irmãs têm boas expectativas.

“Sabíamos que ia ser difícil fazermos parte dos quatro selecionados porque estão lá supostamente os 10 melhores químicos da nossa idade do país”, salienta Rita.

Esta não é a primeira participação de alunos da Emídio Garcia em competições internacionais. Em 2010, um dos alunos conquistou a primeira menção honrosa para Portugal nas olimpíadas internacionais, ao passo que um outro aluno conseguiu em 2012 uma medalha de prata na competição ibero-americana da química. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário