quarta-feira, 27 de julho de 2016

Petição pública exige projeção de cinema regular na cidade de Bragança

Uma petição pública está a correr na internet para exigir novamente a projeção de cinema regular na cidade de Bragança, uma capital de distrito com cerca de 30 mil habitantes e que está desprovida de cinema regular desde 2012, após o fecho das únicas três salas existentes no Bragança Shopping.
Os habitantes de Bragança querem cinema regular de volta. “Os residentes de todo o distrito, incluindo uma grande massa jovem, tal como os estudantes do IPB (Instituto Politécnico de Bragança), sentem-se indignados e esperam há muito tempo o regresso deste tipo de oferta cultural.  Pensamos nisto como algo a ter em consideração no desenvolvimento cultural da região, pois tornaria-a mais apetecível, tanto para moradores como para visitantes. Nós sentimos a falta que este tipo de espaço trouxe e não queremos continuar a sentir um complexo de inferioridade em relação a outros distritos.”, lê-se no texto AQUI e que já possui 692 assinaturas .

Moradores e estudantes da cidade são os que mais sentem a falta da existência de um local onde possam ser exibidos os filmes que estão a passar nos circuitos comerciais. De salientar o significativo número de jovens que constitui o universo universitário da cidade e que frequentam o Instituto Politécnico de Bragança. 

Atualmente, quem viver na cidade capital do nordeste transmontano e tenha como intenção ver um dos filmes da atualidade terá que percorrer uma distância aproximada de 118km, para a cidade de Vila Real, para poderem usufruir de cinema. 

Sendo o segundo maior núcleo urbano da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, Bragança também não possui um grupo de teatro profissional residente na cidade.

in:jornalnordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário