domingo, 26 de junho de 2016

Diga “33”, o São Pedro chegou outra vez

O São Pedro 2016 abriu portas este sábado, em Macedo de Cavaleiros, para aquela que é a 33ª edição.
Até ao próximo sábado, são esperadas cerca de 70 mil pessoas. São mais de 300 expositores na feira empresarial, a juntar a um vasto cartaz musical.

No seu discurso inaugural, Rui Fernandes, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros, deixou expressa  preocupação relativamente à organização da feira empresarial.

“É um receio nosso e dos associados também. O certame este ano está fantástico e diferente, revitalizámos de uma vez por todas a Feira de São Pedro, com este novo modelo. Acho que se adequada perfeitamente, e a Associação Comercial é quem deve organizar o certame empresarial.

No passado, seguiram-se alguns caminhos que, eventualmente, não seriam os melhores. Revitalizámos-nos nesse sentido, de ter uma direção diferente, mais empenhada e com ideias de negócios diferentes. Penso que acontece em todas as casas, e esta estava precisada.”

Rui Fernandes explica melhor esta preocupação.

“Durante toda a existência do certame, a Associação Comercial pôs e dispôs, e fez tudo como bem entendeu na sua organização.

É normal que estranhe um bocado este novo modelo, esta alteração, onde temos uma Comissão de Festas e um município empenhadíssimo na organização do evento. Não mexe ainda na parte empresarial, mas é uma preocupação inerente aos sócios.

Hoje temos parceiros novos. Mas, cabe-me expressar esta preocupação dos empresários e dos associados. Penso que temos o know-how que nos torna capazes.”

Duarte Moreno, presidente do município de Macedo de Cavaleiros, respondeu dizendo que há mais entidades vivas a trabalhar para o melhor para o concelho.

“A Associação Comercial tem que se encontrar a ela própria. Tem que saber o que pretende e fazer o que lhe é devido. Tem que deixar que outras entidades vivas trabalhem em prol daquilo que queremos, que é o melhor para o concelho.

Não é só da Associação, é de todo o concelho de Macedo de Cavaleiros. E é unindo todas as forças que conseguimos chegar ao exterior.

Não estamos “em guerra” com a Associação, nem a Associação com o município. Pretendemos é que todos se unam para o mesmo objetivo. E é ele concretizá-lo nestes certames, sempre dignificando a nossa terra, elevando-lhe o nome, e levando-o cada vez mais longe.”

Em relação ao São Pedro, Duarte Moreno não tem dúvidas em afirmar que é o evento mais importante para a região.

“É o evento mais importante, eu diria, para a região. Não só para Macedo de Cavaleiros.

Já tivemos outras similares próximas do nosso concelho, que já desaparecem. o São Pedro continua com vitalidade.

Queremos continuar a trabalhar para mais e melhor. Para que venham mais expositores e mais pessoas, a estes 8 dias que são o São Pedro.”

Entre os expositores, há quem veja pela primeira vez, os habituais, e também quem veja sinais de retoma da crise económica.

“É o primeiro ano que estou nesta feira. Vou a outras, pelo país, mas aqui é a primeira vez. Vamos experimentar” – Manuel Ferreira, vendedor de mobiliário

“Trago, essencialmente, navalhas. Todo o tipo de navalhas e facas, desde a de cozinha, à de coleção. Osa caçadores procuram estes produtos” – Francisco Cangueiro, no setor do Artesanato.

“É um sinal de que as pessoas estão a ter alguma retoma com a feira de São Pedro. Quantos mais carros expostos, mais clientes nos vêm procurar. É bom que este ano haja mais expositores neste setor. O ano de 2016 tem sido bom para as vendas.” António Alonso, setor Automóvel.

O São Pedro, feira empresarial e festas da cidade de Macedo de Cavaleiros, vai prolongar-se até ao próximo sábado, dia 2.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário