terça-feira, 28 de junho de 2016

Academia das Ciências de Lisboa distingue investigação da BRAGANÇANA Paula Gonçalves, da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP)

A tese de Paula Gonçalves tem como título “Characterization of organic facies and identification of potential source rocks in Jurassic sedimentary sequences of the Lusitanian Basin” e apresenta uma caracterização de rochas geradoras e a avaliação do seu potencial de geração de hidrocarbonetos em algumas das sub-bacias da Bacia Lusitânica.
Para o efeito, a investigadora realizou um estudo comparativo de quatro poços de sondagem, do qual resultou a recolhe e análise de 189 amostras (cuttings) através de técnicas de petrologia orgânica e geoquímicas para determinação do conteúdo e tipo da matéria orgânica dispersa nos sedimentos Meso – Cenozóicos (maioritariamente Jurássicos).

“A Bacia Lusitânica é uma das principais bacias sedimentares portuguesas e apresenta potencial para a geração e acumulação de hidrocarbonetos (rocha mãe, reservatórios e armadilhas petrolíferas). O registo sedimentar da Bacia Lusitânica, depositado entre o Triássico Superior e o fim do Cretácico (sobretudo durante o Jurássico), está associado com a abertura do Atlântico Norte. Do ponto de vista estratigráfico e sedimentológico esta Bacia já foi intensamente estudada, no entanto estudos sobre o tipo, o conteúdo e a maturação da matéria orgânica das suas rochas mãe ainda são escassos”, explica Paula Gonçalves no resumo da tese.

Desenvolvida no âmbito do Doutoramento em Geociências – Especialidade Petrologia e Geoquímica da Faculdade de Ciencias, o trabalho contou com a orientação de Deolinda Flores, Professora Catedrática e investigadora do  Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP.

A primeira edição do Prémio Montepio, no valor de 10 mil euros (a dividir ex aequo por dois investigadores) e financiado pelo mecenato do Montepio Associação Mutualista, destinava-se a teses desenvolvidas nos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014, na área das Ciências Exatas e Naturais. O galardão vai ser entregue no dia 7 de julho, no Salão Nobre da ACL.

Sobre Paula Gonçalves

Paula Alexandra Gonçalves nasceu em Bragança a 12 de janeiro de 1975 e é licenciada em Biologia e Geologia (ensino de) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1998), mestre em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela Universidade dos Açores (2006) e doutorada em Geociências – especialidade de Petrologia e Geoquímica, pela Universidade do Porto e Universidade de Aveiro (2014). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Orgânica, Palinofácies e Geoquímica Orgânica. Atualmente desenvolve investigação no Instituto de Ciências da Terra – Polo da Universidade do Porto.

in:up-pt

Sem comentários:

Enviar um comentário