quarta-feira, 25 de maio de 2016

Unidade Local de Saúde de Bragança oferece cinema nos cuidados paliativos

 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje que disponibilizou aos doentes e familiares um novo meio de convívio com cinema e possibilidade de contactos através de videochamadas.
Os utentes internados na Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros com doenças incuráveis podem agora, segundo aquela entidade, assistir a sessões cinematográficas com conteúdos selecionados propositadamente para estes doentes, como cinema português das décadas de 1950 a 1980 e documentários históricos.

Segundo a ULS do Nordeste, "o equipamento técnico utilizado para a emissão destes filmes é também utilizado noutras vertentes, que vão desde o simples entretenimento áudio até à realização de vídeo chamadas entre os doentes e familiares que se encontram distantes".

A responsável pela Saúde nesta região já disponibiliza a estes doentes, desde 2015, musicoterapia, em parceria com o Departamento de Educação Musical do Instituto Politécnico de Bragança.

A ULS do Nordeste entende que "a nova oferta cinematográfica é mais um importante passo no sentido da humanização dos cuidados de saúde prestados a doentes em fim de vida, de forma integrada, nas suas vertentes física, psicológica, espiritual e social, promovendo uma melhoria qualitativa no seu bem-estar".

A funcionar desde 2009, a Unidade de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste dispõe atualmente de 17 camas de internamento e de uma equipa multidisciplinar de profissionais que, para além da gestão clínica dos doentes e do apoio prestado às suas famílias, promove o seu bem-estar e qualidade de vida, através de ações como estas que vão além dos cuidados de saúde.

Desta forma, procura "estimular um quotidiano mais ativo e trazer para o interior da Unidade de Cuidados Paliativos aquilo que de bom oferece a sociedade".

HFI // SSS
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário