sexta-feira, 22 de abril de 2016

Bragança em 11º lugar no top 20 dos melhores concelhos para Viver e Visitar na Zona Norte

Penafiel foi considerado o melhor concelho para Viver e Visitar na região do Vale do Sousa. Este facto é provado no estudo da Bloom Consulting, Portugal City Brand Ranking que avalia a performance e a atratividade dos 308 municípios portugueses, nas categorias Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver). O concelho ocupa a 16.ª posição do ranking, na região Norte, e é o 50.º melhor colocado em termos nacionais.
O City Brand Ranking pretende medir a força das cidades portuguesas e avalia diversos dados estatísticos, como o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo.
Esta distinção atribuída à cidade de Penafiel veio ressaltar algumas opiniões. Luís Moura, morador de Penafiel, questionado sobre o assunto afirmou que “em virtude da regeneração urbana que a cidade foi alvo nos últimos cinco anos e sendo também pioneira em vários projetos, é normal que esta distinção tenha sido atribuída à cidade”. O jovem espera que a progressão da sua cidade não fique por aqui. A mesma opinião é partilhada por outros habitantes. Miguel Moreira defende que “esta é uma notícia que deixa os penafidelenses orgulhosos, não só pelo simples facto de estar em primeiro lugar entre os concelhos vizinhos, mas por conseguir consolidar a sua posição a nível nacional, que já no ano passado era notável”.

A cidade tem sido também procurada por portugueses para mudar de vida. Rosário Vieira, habitante de Penafiel não se arrepende de deixar o Algarve: “vivi vinte anos no Algarve e a minha mudança para cá foi muito gratificante porque podemos viver de uma forma mais descontraída e natural. Se nos quisermos deslocar a uma cidade maior temos o Porto aqui tão perto que é uma cidade classificada como património mundial”. Miguel Moreira remata este testemunho: “o simples facto da posição geográfica, de Penafiel que se estende pelos rios Tâmega e Douro, a proximidade da serra do Marão, a curta distância que separa do Porto, a relativa proximidade de pontos Ex-libris do Norte: Braga, Guimarães e Vila Real, são características ímpares que deixam qualquer pessoa tentada a viver em Penafiel”, orgulha-se o jovem.

É de salientar que a Câmara de Penafiel assinou, no passado dia 3 de março, protocolos com três empresas que, no total, vão criar 400 postos de trabalho no concelho. A cidade vai abrir portas ao “call center” da empresa de telecomunicações francesa “Altice”, ao Hospital Arrifana de Sousa e à Decathlon. Silvana Queirós, penafidelense, reforça o papel da cidade a nível económico: “Estão a apostar em novos negócios como a Decatlon e a Rádio Popular que irão abrir na cidade promovendo mais empregabilidade”.

Os penafidelenses não fecham os horizontes e ainda sugerem que “se fosse feito um maior investimento ao nível tecnológico, que permitisse a criação de emprego e maior desenvolvimento à região, corríamos o risco de ficar no pódio dos melhores locais para se viver e visitar, espero que em breve seja possível”, defende Miguel Moreira.

Lista do Ranking da Região Norte:

Porto
Braga
Guimarães
Matosinhos
Vila Nova de Gaia
Maia
Viana do Castelo
Póvoa de Varzim
Vila do Conde
Barcelos
Bragança
Vila Real
Santa Maria da Feira
Ponte de Lima
Vila Nova de Famalicão
Penafiel
Amarante
Espinho
Santo Tirso
Paredes

Porto Canal

Sem comentários:

Enviar um comentário