sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Vários Municípios do nordeste transmontano festejam as amendoeiras em flor

Vários municípios do nordeste transmontano preparam-se para festejar as amendoeiras em flor com diversos programas.
Os Municípios do Douro Superior: Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo, e Vila Nova de Foz Côa e dois municípios da Terra Quente transmontana: Vila Flor e Alfândega da Fé, não querem perder a oportunidade de aproveitar ao máximo o potencial paisagístico das amendoeiras floridas para atrair visitantes ao seu território e promover os produtos regionais.
As amendoeiras em flor continuam a servir de pretexto para promover acividades relacionadas com a gastronomia, a cultura e o desporto, a vários concelhos do nordeste transmontano. 
Os vários municípios vão aproveitar já este fim-de-semana para apresentarem as suas propostas que servem de convite aos turistas. Freixo de Espada à Cinta promove a XVI edição da Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e a Feira do Lavrador e dos produtos da Terra, com várias actividades dedicadas aos produtos regionais e animação musical. 
A festa continua no fim-de-semana seguinte, nos dias 5 e 6 de Março. Já no dia 20, o desporto é a forma escolhida para divulgar as amendoeiras, através do Campeonato Nacional de Motocross. 
Em Mogadouro, realiza-se a XXVII Feira Franca dos Produtos da Terra, nos fins-de-semana entre 27 de Fevereiro e 20 de Março. O programa é recheado de actividades desportivas, animação musical e promoção dos produtos da terra, destacando-se ainda a peça “Não há Pai!”, de Tozé Martinho, a 18 de Março,às 21h30, na Casa da Cultura. 
Já em Torre de Moncorvo, as festividades relacionadas com o cartaz das amendoeiras em flor já começaram. A próxima iniciativa é o Fim-de-semana Gastronómico do Borrego, agendado para 5 e 6 de Março. A aldeia de Carviçais é o centro das atenções no dia 12 de Março, em que se realiza a Feira do Pão e no dia seguinte com a Feira da Amendoeira em Flor. As actividades terminam com a Feira Medieval, que se realiza a 8, 9 e 10 de Abril. 
Em Alfândega da Fé, os fins-de-semana do mês de Março são aproveitados para promover os produtos regionais através do Mercadinho da Amêndoa, que se assume como um mercado de rua que proporciona aos produtores locais a oportunidade de escoarem os seus produtos, aproveitando o movimento turístico gerado pelas amendoeiras em flor. 
Por sua vez, Vila Flor promove o que de melhor tem para oferecer através da Mostra Terra Flor que abre já amanhã. O cartaz está recheado de actividades desportivas e culturais, aos fins-de-semana, até 13 de Março.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário