sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Museu do Abade de Baçal retratado em selos

O Museu do Abade de Baçal, em Bragança, foi incluído numa colecção de selos lançada este mês pelos CTT.
Este é a primeira unidade museológica retratada num selo e num bloco filatélico, já lançados, e que integram uma emissão filatélica de comemoração dos museus centenários nacionais.
De acordo com o director de filatelia dos CTT, Raul Moreira, a proximidade com o centésimo aniversário da criação do Museu situado em Bragança foi o que motivou a escolha para ser ele a iniciar esta colecção.
“A ideia era cobrir uma série de museus que já fossem centenários, e tínhamos os do Abade de Baçal e o do Grão Vasco, em Viseu. No ano que vem teremos mais museus”, avançou. 
A imagem de várias peças do Museu do Abade de Baçal e da própria capela foram selecionadas para aparecer nos selos que vão percorrer o mundo. “São apresentadas peças muito interessantes, temos a “Virgem com o Menino”, do séc. XV, uma Arca dos Santos Óleos, do séc. XVIII e um quadro que se chama Primavera, no bloco. 
O selo é uma vista da capela do museu com uma fíbula de pé alto piramidal de ouro martelado”, revela. O responsável pelo departamento de filatelia salienta que esta será uma forma de dar a conhecer o espaço museológico. “Temos em Portugal coisas extraordinárias e não estão muito divulgadas. 
O Museu do Abade de Baçal é um exemplo, embora seja muito conhecido na cidade de Bragança, haverá alguma dúvida que esse conhecimento seja generalizado a todo o país e quando fazemos uma série de selos onde centenas de objectos circulam pelo mundo inteiro mostrando peças do museu estamos a fazer uma promoção muito interessante”, frisa. Ainda recentemente os Correios de Portugal usaram as imagens da Sé Catedral de Bragança e da Basílica de Outeiro em selos. 
O director de filatelia dos CTT admite a hipótese de incluir outros monumentos, locais icónicos ou mesmo tradições transmontanas nas emissões filatélicas, em futuras colecções. 
Nesta emissão que homenageia o Museu do Abade de Baçal, o selo tem uma tiragem de 115 mil exemplares e o bloco filatélico de 40 mil exemplares. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário