quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Moinhos de Rodízio da Ribeira do Coito

Localizados junto à aldeia de Vilarinho da Castanheira os moinhos de rodízio recuperados, do Ribeiro do Coito, estão inseridos num espaço de lazer bucólico e campestre.

O visitante pode aproveitar o contacto puro com a natureza envolvente enquanto aprecia o engenho empregue na construção destas estruturas oficinais. Já nos finais do séc. XIX, as estruturas molineiras do Ribeiro do Couto são referidas pelo Abade de Miragaia na obra “Portugal Antigo e Moderno”.

Como um dos locais pertencentes à paróquia de Vilarinho da Castanheira onde existiam 3 fogos habitacionais. Ao longo do século XX este local foi crescendo em importância e em número de habitantes, ao ponto de ser designado localmente como “a aldeia dos moinhos”.

Esta designação traduz a realidade do local, onde chegou a habitar sazonalmente uma boa percentagem da população de Vilarinho da Castanheira. Ao longo do Ribeiro do Couto podem ser observadas estruturas molineiras tradicionais com as suas levadas e represas e vários outros edifícios funcionais como fornos de cozer pão, palheiros, pombais e habitações.

Todo este conjunto, ainda bem preservado, testemunha o “modus-vivendis” tradicional desta população nos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX.

Visitas por marcação através:
LIT – Loja Interativa de Turismo
Praça do CITICA
5140-085 – Carrazeda de Ansiães
Horário de abertura
terça a domingo – 10h00 às 17h00

Sem comentários:

Enviar um comentário